Publicidade
Publicidade
08/07/2001
-
14h59
da Folha Online
A companhia áerea TAM foi fundada há 25 anos, ainda como Táxi Aéreo Marília, pelo comandante Rolim Adolfo Amaro. De uma pequena companhia aérea regional, a empresa iniciou a partir de 1996 vôos internacionais após a aquisição da empresa aérea paraguaia, a Lapsa.
A TAM conseguiu escapar da crise no setor de aviação apostando em um público determinado: homens de negócios, que priorizam horário e facilidade em comprar uma passagem aérea, segundo avaliação do próprio Rolim Amaro.
Em 1994, quando as outras empresas aéreas nacionais fecharam no vermelho, a TAM teve um lucro líquido de US$ 18,1 milhões. Em dois anos (de 1994 a 1996), o número de passageiros transportados por ano saltou de 1,6 milhão para 4,5 milhões.
Quando soube do acidente com o Fokker-100, em 1996, que causou a morte de 99 pessoas logo após decolar do aeroporto de Congonhas, Rolim Amaro estava nos Estados Unidos negociando o arrendamento de três aviões de grande porte para a nova companhia.
A história da companhia foi reunida no livro "O Céu não é o Limite", obra do professor Julio Lobos, um passageiro que montou a biografia da empresa sob autorização do comandante Rolim.
Leia mais sobre o acidente que matou o comandante Rolim
TAM foi fundada há 25 anos por Rolim Amaro
Publicidade
A companhia áerea TAM foi fundada há 25 anos, ainda como Táxi Aéreo Marília, pelo comandante Rolim Adolfo Amaro. De uma pequena companhia aérea regional, a empresa iniciou a partir de 1996 vôos internacionais após a aquisição da empresa aérea paraguaia, a Lapsa.
Lula Marques/Folha Imagem Comandante Rolim, presidente da TAM |
Em 1994, quando as outras empresas aéreas nacionais fecharam no vermelho, a TAM teve um lucro líquido de US$ 18,1 milhões. Em dois anos (de 1994 a 1996), o número de passageiros transportados por ano saltou de 1,6 milhão para 4,5 milhões.
Quando soube do acidente com o Fokker-100, em 1996, que causou a morte de 99 pessoas logo após decolar do aeroporto de Congonhas, Rolim Amaro estava nos Estados Unidos negociando o arrendamento de três aviões de grande porte para a nova companhia.
A história da companhia foi reunida no livro "O Céu não é o Limite", obra do professor Julio Lobos, um passageiro que montou a biografia da empresa sob autorização do comandante Rolim.
Leia mais sobre o acidente que matou o comandante Rolim
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice