Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2001 - 14h59

TAM foi fundada há 25 anos por Rolim Amaro

Publicidade

da Folha Online

A companhia áerea TAM foi fundada há 25 anos, ainda como Táxi Aéreo Marília, pelo comandante Rolim Adolfo Amaro. De uma pequena companhia aérea regional, a empresa iniciou a partir de 1996 vôos internacionais após a aquisição da empresa aérea paraguaia, a Lapsa.

Lula Marques/Folha Imagem

Comandante Rolim, presidente da TAM
A TAM conseguiu escapar da crise no setor de aviação apostando em um público determinado: homens de negócios, que priorizam horário e facilidade em comprar uma passagem aérea, segundo avaliação do próprio Rolim Amaro.

Em 1994, quando as outras empresas aéreas nacionais fecharam no vermelho, a TAM teve um lucro líquido de US$ 18,1 milhões. Em dois anos (de 1994 a 1996), o número de passageiros transportados por ano saltou de 1,6 milhão para 4,5 milhões.

Quando soube do acidente com o Fokker-100, em 1996, que causou a morte de 99 pessoas logo após decolar do aeroporto de Congonhas, Rolim Amaro estava nos Estados Unidos negociando o arrendamento de três aviões de grande porte para a nova companhia.

A história da companhia foi reunida no livro "O Céu não é o Limite", obra do professor Julio Lobos, um passageiro que montou a biografia da empresa sob autorização do comandante Rolim.

Leia mais sobre o acidente que matou o comandante Rolim
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página