Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2001 - 15h32

Leia carta que Rolim escreveu para comemorar 25 anos da TAM

Publicidade

da Folha Online

A companhia aérea TAM, fundada pelo comandante Rolim Adolfo Amaro, que morreu hoje em um acidente de helicóptero nas proximidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, comemora 25 anos de fundação neste ano.

Lula Marques/Folha Imagem

Comandante Rolim, presidente da TAM
Para comemorar a data, Rolim escreveu uma carta aberta destinada aos passageiros da TAM. Leia, abaixo, a íntegra da carta:

"Prezados Amigos,

Ainda me lembro muito bem quando eu e o Sr. Orlando Ometto esperávamos por um diretor da TAM em nosso quarto do Hotel Bandeirantes, em Goiânia, para assinar os documentos que constituíam a TAM-Transportes Aéreos Regionais, em 1976, para que ela, então, pudesse operar linhas regulares e, assim, entrar nesse seleto clube das empresas aéreas brasileiras.

Vinda de um pequeno Taxi Aéreo, a TAM, que havia se projetado nesse mercado, se credenciou de forma marcante e foi uma das cinco empresas designadas para poder prestar serviços de transporte aéreo regular ao público usuário. Desde aquela tarde, no Hotel Bandeirantes, a TAM, nesses últimos 25 anos, cresceu sem parar.

Nunca me recordo de um dia sequer em que o volume de nossos passageiros não aumentasse em relação ao dia anterior, mantendo sempre o nosso ideal de ter uma empresa que pudesse, com orgulho de ser brasileira, amar os seus clientes continuamente e ser amada permanentemente pelos que nela trabalham.

Agora que atingimos a liderança do mercado doméstico, cabe uma pequena reflexão e quase um desabafo: nós somos a única coisa nova que aconteceu em tamanho e inovações nesses 50 anos de transporte aéreo no Brasil.

A rigidez do controle, sucessivos planos econômicos, o renovar constante dos seus condutores, puseram à prova a capacidade que as equipes da TAM demonstraram de superar dificuldades e de fazer as coisas sempre da melhor maneira.

Estou certo de que mesmo assim poderíamos ter feito mais. Mas estamos orgulhosos do que fizemos. Isso nos credencia a outros vôos e nos reforça a sensação de que fora do trabalho duro, da virtude de poder pagar nossas contas em dia e ter uma interação com a sociedade que usa nossos serviços, participando ativamente do desenvolvimento brasileiro, não há realmente outro caminho.

No dia 12 de Julho de 1976, realizamos o nosso primeiro vôo. Após 25 anos, inauguramos o 10º vôo internacional da TAM. É um bom número, mas é apenas o começo de uma nova escalada que as gerações vindouras de administradores da empresa devem ter em mente para poder também superá-la a cada dia, continuando a levar, com orgulho, a bandeira do Brasil para além de nossas fronteiras.

Nós só poderemos seguir crescendo na atividade que abraçamos e amamos se os compromissos forem mantidos, se o ideal for renovado e se nossa capacidade de sonhar não se limitar aos problemas e for sempre maior que eles.

Desejo a todos boa viagem!"
Leia mais sobre o acidente que matou o comandante Rolim
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página