Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2001 - 10h56

PM prende fugitivo do Carandiru que estava na rede de esgoto

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

Policiais militares recapturaram nesta manhã um detento que fugiu da Casa de Detenção, no complexo do Carandiru, zona norte da capital paulista. O fugitivo estava na rede de esgoto e foi preso na rua Maria Cândida, na Vila Guilherme, a cerca de 500 metros do complexo penitenciário.

Segundo o capitão Samuel Pizarro de Oliveira, comandante da 1ª Cia do 5º Batalhão, o soldado Grigório passava com um carro pelo local e viu dois rapazes sujos, vestidos com calça bege _cor do uniforme do presídio. Desconfiou e foi abordá-los.

O detento Hamilton Antônio Francisco Novaes, 35, condenado a 46 anos por latrocínio (roubo seguido de morte) em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, foi preso. Outro fugitivo conseguiu escapar.

Segundo o capitão, o detento disse que fugiu da Casa de Detenção por volta das 12h30 do último domingo e estava na rede de esgoto porque encontrou dificuldades para deixar a tubulação. Ele conseguiu sair apenas nesta manhã, por um córrego da região.

"Ele reclamou de fome e de sede. Disse ainda que não conhecia o outro rapaz que estava com ele", disse o capitão.

Para o PM, Hamilton seria o fugitivo do "terceiro bloco", no qual os presos escapam porque aproveitam a abertura do buraco. "No primeiro bloco vão os presos que pagaram pelo resgate, que contam com pessoas esperando na rua com carro, têm onde tomar banho", disse.

"O segundo bloco é dos convidados ou colaboradores da fuga. Do terceiro bloco fazem parte os presos que vão pela aventura, que aproveitam porque o buraco está aberto."

A fuga do último domingo foi a maior na história da Casa de Detenção, quando 106 presos escaparam por um túnel cavado de fora para dentro. Até ontem à noite, a polícia havia recapturado 28.

Leia especial sobre presídios
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página