Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2007 - 22h09

Prefeitura registra umidade do ar de 15% em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Uma estação meteorológica da Prefeitura de São Paulo instalada em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade, registrou um índice de umidade relativa do ar de 15%, entre as 14h e as 14h30 deste domingo. O número representa uma situação de alerta, de acordo com a escala da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Outros bairros que registraram índices preocupantes neste domingo foram Jaçanã, com 18%, e Perus, com 19%. Em Perus, na zona norte da cidade, foi registrada a temperatura mais elevada do dia --de 28,6ºC.

Pela escala da OMS, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% são considerados preocupantes; índices entre 20% e 30% indicam estado de atenção; entre 12% a 20%, de alerta; e abaixo de 12%, de alerta máximo.

Para amanhã (10), a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é a de que a massa de ar seco que atua sobre grande parte do país permaneça e mantenha o tempo aberto e quente, impedindo a formação de nuvens de chuva.

Recomendações

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Em dias de baixa umidade do ar, a recomendação dos médicos é para que a população beba muita água, coloque bacias com água em locais fechados (inclusive com ar-condicionado), lave as vias respiratórias e os olhos durante o dia e evite exercícios físicos em locais abertos.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página