Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2001 - 03h45

Marta cobra empenho de regionais para melhorar imagem

Publicidade

CHICO DE GOIS
da Folha de S.Paulo

A prefeita Marta Suplicy (PT) quer que as administrações regionais divulguem as ações positivas da prefeitura para, dessa forma, tentar reverter a queda em sua popularidade. Pesquisa Datafolha divulgada no dia 1º deste mês aponta que 42% dos paulistanos reprovam o governo de Marta.

Ontem, a prefeita fez uma reunião com os 28 administradores _a primeira desde que tomou posse, em janeiro. A Folha apurou que Marta quer mais empenho dos administradores na defesa da prefeitura. Isso porque ela está convencida de que o maior contato da população com a prestação de serviço acontece por meio das regionais e é importante o administrador conhecer as ações do Executivo para poder divulgá-las.

Ao mesmo tempo, no entanto, a prefeita sabe que as regionais estão desestruturadas e, por causa disso, muitas vezes não têm como divulgar o que fazem nem como atender de imediato as solicitações dos moradores.

O secretário de Implementação das Subprefeituras, Arlindo Chinaglia, afirmou que os administradores disseram na reunião que estão dispostos a colaborar, mas cobraram uma melhoria na forma de comunicação da prefeitura. "Há uma opinião generalizada de que é necessário melhorar a comunicação interna e externa para que os administradores tenham essas informações e possam divulgar o que eles e a prefeitura fazem", afirmou Chinaglia.

Ele exemplificou a dificuldade de comunicação lembrando que "às vezes a prefeitura faz uma creche num bairro, os administradores não ficam sabendo e a população que mora a um quilômetro também não tem conhecimento".

Chinaglia também disse que a prefeita "estimulou ao máximo" a realização de um trabalho integrado entre as regionais e as secretarias. Na prática, a prefeita quer que as administrações regionais já comecem a atuar como subprefeituras, procurando resolver ao máximo os problemas de cada região.

O secretário afirmou que no balanço feito pelas regionais chegou-se à conclusão de que "é possível e necessário fazer mais, porém o que foi realizado está no limite do possível".

Para resolver os problemas, na opinião do secretário, "são necessários mais recursos, equipamentos e recursos humanos". Chinaglia disse que a preocupação principal das regionais neste segundo semestre será a limpeza de córregos e bueiros para prevenir enchentes.

A prefeita almoçou com o líder de governo na Câmara, José Mentor (PT) e, segundo o vereador, o Executivo deverá encaminhar até o final de agosto à Câmara o projeto que cria as subprefeituras. "Será uma nova forma de gerenciamento da cidade", disse ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página