Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2001 - 18h42

Marta se irrita e cobra "culpados" por irregularidades na coleta do lixo

Publicidade

GUTO GONÇALVES
da Folha Online

A prefeita Marta Suplicy (PT) se reuniu ontem com secretários e diretores responsáveis pelo controle da coleta e varrição do lixo da cidade. A Folha Online apurou que a prefeita cobrou explicações sobre os problemas na área. Marta ameaçou afastar os que estiverem envolvidos com irregularidades.

No entanto, a assessoria da prefeita nega que tenha ocorrido o encontro no Palácio das Indústrias.

O grupo na administração de Marta que controla a coleta do lixo é ligada à Articulação, tendência majoritária e moderada do partido, conhecida internamente como "petitas de direita".

Os maiores líderes da Articulação são o presidente de honra do PT, Luis Inácio Lula da Silva, o atual presidente nacional do partido, José Dirceu, e a ex-prefeita de Santos Telma de Souza.

Os três opinaram sobre a escolha dos secretários municipais Jorge Hereda (Serviços e Obras), Walter Rasmussen Júnior (Vias Públicas), do ex-diretor do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) Alfredo Luiz Buso e do atual Marco Antônio Fialho.

Os problemas de Marta com o lixo começaram em janeiro, quando foi realizada uma licitação de emergência para a contratação de empresa responsáveis pela coleta e varrição do lixo da cidade.

Entre as 16 empreiteiras contratadas, uma (Construrban) era de propriedade de um militante do PT e ex-administrador regional de Santo Amaro durante a gestão de Luiza Erundina (1989-92) e outra (Tercopav) havia sido constituída um mês antes do contrato e tinha como sócios um estudante de 21 anos e um ex-serralheiro.

A Global Serge, acusada de utilizar atestados falsos para ganhar o contrato, recebeu uma correspondência do Limpurb no endereço da produtora VBC, que fizera a campanha de Marta à prefeitura e ao governo do Estado, em 1998.

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página