Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2001 - 12h48

Líder de Marta na Câmara admite abertura de CPI do lixo em agosto

Publicidade

GUTO GONÇALVES
da Folha Online

O líder da prefeita Marta Suplicy (PT) na Câmara Municipal, o vereador José Mentor, admite a abertura em agosto de uma CPI para investigar as denúncias de irregularidades no serviço de coleta e varrição do lixo. A proposta seria encaminhada no retorno dos vereadores do recesso de julho.

"Assim que terminar uma das cinco comissões que trabalham na Câmara vamos negociar a abertura da CPI do lixo, como pediu a prefeita. Precisamos apenas definir e delimitar qual será o alvo da investigação para a CPI não se transformar em um palanque da oposição, queremos investigar contratos desde a gestão Maluf", disse.

Mentor considera que o PSDB não tem credibilidade ou autoridade alguma para cobrar a abertura de uma CPI na Câmara. "Os tucanos devem primeiro lutar para a abertura de CPIs no Congresso Nacional sobre a corrupção do governo Fernando Henrique e na Assembléia Legislativa sobre falcatruas na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado)".

A estratégia de atrelar a CPI do lixo às da corrupção e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado) já vem sendo usada por petistas, inclusive pela prefeita Marta, desde abril.

A oposição da Câmara quer investigar todos os contratos emergenciais, sem licitação, realizados no início da gestão de Marta Suplicy com 16 empresas responsáveis pelos serviços do lixo. Para o líder do PSDB na Câmara, Gilberto Natalini, os contratos podem ter servido para o pagamento de dívidas de campanha.

A denúncia de que o ex-secretário de Serviços e Obras e atual secretário de Vias Públicas, Walter Rasmussen Júnior, foi funcionário por quatro anos de uma empresa de lixo contratada pela prefeitura por um departamento que lhe era subordinado diretamente também seria um dos alvos da CPI.

A Folha Online apurou que a oposição prepara novas denúncias envolvendo as empresas que assinaram os contratos com a prefeitura para forçar a abertura da CPI.

A prefeita Marta Suplicy realizou reunião com secretários da área do lixo anteontem em que cobrou a apuração de responsabilidades sobre irregularidades. Marta se mostrou irritada com a sequência de denúncias divulgadas na imprensa.

Alvo certo

O grupo do PT na administração de Marta que controla a coleta do lixo é ligada à Articulação, tendência majoritária e moderada do partido, conhecida internamente como 'petistas de direita'.

Os maiores líderes da Articulação são o presidente de honra do PT, Luis Inácio Lula da Silva, o atual presidente nacional do partido, José Dirceu, e a ex-prefeita de Santos Telma de Souza. O vereador José Mentor é ligado ao grupo.

Os três opinaram sobre a escolha dos secretários municipais Jorge Hereda (Serviços e Obras), Walter Rasmussen Júnior (Vias Públicas), do ex-diretor do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) Alfredo Luiz Buso e do atual, Marco Antônio Fialho.

Leia mais
  • Sobre a administração municipal do PT

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página