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Nova proposta de malha aérea restringe vôos em Congonhas
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da Folha Online
Um novo plano para a malha aérea nacional foi protocolado nesta quinta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Conac (Conselho Nacional de Aviação). Hoje era o último dia do prazo concedido pelo Conselho para a elaboração do documento.
Parte das propostas são portarias publicadas anteriormente pela Anac que ainda não estão em vigor. Entre elas estão a que proíbe o aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) de ter vôos com raio superior a 1.000 km; a que proíbe conexões ou escalas; e a que reduz para 33 o número de movimentos por hora para a aviação regular --no começo do ano, antes da reforma da pista principal, eram 48.
De acordo com a Anac, agora, o plano será analisado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica, e pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do país). Se aprovado, ele será implementado após um intervalo de 15 dias.
Conforme a Anac, caso seja oficialmente implementado nos moldes em que foi apresentado, o plano reduzirá o fluxo de passageiros. "Se todas as companhias aéreas operarem com a totalidade de seus assentos vendidos --o que não ocorre normalmente-- Congonhas terá 4.700 passageiros/hora, número inferior à sua capacidade que é de 5.100", afirma.
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Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
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