Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 12h21

Policiais voltam ao trabalho, mas Exército permanece na Bahia

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

Mesmo com o fim da greve das polícias, o Exército continua nas ruas de Salvador. As tropas só devem deixar a cidade até o "completo restabelecimento da ordem pública".

"A PM está junto com o Exército fazendo o patrulhamento nas ruas", disse o capitão Robson da Silva Fontes, do centro de comunicação social do Exército. "A passagem do patrulhamento de responsabilidade do Exército para a PM ocorrerá de forma gradual."

Segundo o capitão, permanecem na Bahia os cerca de 3.000 homens de tropas do próprio Estado e de São Paulo, Rio, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Mesmo com a presença do Exército, ocorreram saques, assaltos e mortes.

Os policias terminaram a greve de 13 dias adiando o debate de reivindicações para o final do ano. Os policiais haviam aceitado ontem à tarde proposta de reajuste escalonado de 21%, mas queriam também um aumento de 33% sobre gratificações.

Em assembléia na noite de ontem, os rebelados concordaram em retornar ao trabalho, mas sem aceitar a proposta do governo. Agora, os policiais dão um prazo ao governo até o dia 31 de dezembro para que todas as reivindicações da categoria sejam atendidas.

Caso as duas partes não cheguem a um acordo, os policiais ameaçam fazer nova paralisação durante festas de final de ano e Carnaval.

Leia especial sobre crise na polícia no Brasil
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página