Erro no metrô obriga consórcio a reparar 40 metros de túnel
da Folha Online
Reportagem (íntegra só para assinantes) publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo revela que o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da linha 4-amarela do metrô de São paulo, terá que reparar 40 metros de túnel devido ao erro de topografia que provocou um desalinhamento de 80 cm entre duas frentes de escavação.
"O conserto envolve a retirada de concreto em 20 metros de cada uma das duas partes do túnel, mas de lados opostos. O trabalho deve durar três semanas. Os custos são mantidos sob sigilo, mas a cargo das empreiteiras, que assumiram a falha", afirma a Folha.
O erro na execução da obra da linha 4 foi revelado pela Folha na semana passada. O problema ocorreu em um ponto que deveria ser a conexão dos túneis Caxingui/ Três Poderes. Houve um desalinhamento lateral de 80 cm que alguns técnicos consideraram uma "barbeiragem". Parâmetros aceitáveis não passam de 10 cm.
O Consórcio Via Amarela (formado por Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez) diz que já houve desníveis em grandes obras. O custo da linha 4 é próximo de R$ 2 bilhões.
Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.
Leia mais
- Metrô agora vê falha primária em desencontro de túneis
- Para Metrô, desencontro de túneis é "erro incompatível" com engenharia atual
- Erro no metrô causa desencontro de túneis
- Folha Explica o urbanismo em São Paulo
Especial

