Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2007 - 15h12

Bancos de leite humano de São Paulo iniciam campanha de doação

Publicidade

MARINA GAZZONI
Colaboração para a Folha Online

O Centro de Referência de Bancos de Leite Humano da região metropolitana de São Paulo iniciou neste mês uma campanha para aumentar os estoques de leite materno. Em média, os bancos coletam cerca de 1.500 litros de leite por mês, mas precisam de pelo menos o dobro desse volume para atender às demandas.

O lançamento da campanha contou com a premiação de Elizandra Cristina Simões, doadora de 47 litros de leite para uma maternidade da zona leste de São Paulo. Assim como as outras doadoras que estiveram ontem (2) na celebração do Dia Nacional do de Incentivo à Doação de Leite Materno, ela recebeu uma menção honrosa de solidariedade e brindes.

Segundo a coordenadora da instituição, Maria José Mattar, os estoques caem mais nos feriados e nos meses de dezembro a fevereiro.

Ela afirma que muitas doadoras dizem ter quase desistido de doar porque não encontravam informações sobre como recolher e para onde levar o leite materno.

Como doar

Para doar, a mulher precisa amamentar apenas o seu filho e fazer um cadastro no banco de leite. Ela não pode ingerir mais que dez cigarros ao dia ou consumir acima de duas doses de bebida alcoólica. Ela também deve estar em bom estado de saúde e não pode doar leite se fizer tratamento com medicamentos.

O banco de leite passa informações de como captar e armazenar o leite materno. Uma vez por semana, a equipe passa na casa da doadora para recolher os frascos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página