Para governador, é "tupiniquim" intimar diretor de "Tropa de Elite"
da Folha de S.Paulo, no Rio
O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), voltou ontem (15) a criticar a intimação, pela Corregedoria da PM (Polícia Militar), do cineasta José Padilha e do escritor e ex-policial militar Rodrigo Pimentel, roteirista do filme "Tropa de Elite". Na semana passada, ele já aconselhara os intimados a não comparecer à Corregedoria.
"Você imagina se na Europa ou nos Estados Unidos ficassem preocupados com o uso, a participação de policiais... Quantos filmes Hollywood produz por ano em que há cenas de delegacias de polícia, de carros de polícia?", perguntou Cabral, que definiu a intimação com "uma bobagem, uma visão absolutamente tupiniquim e atrasada".
Mais uma vez, o corregedor da PM, coronel Paulo Roberto Paúl, recusou-se a comentar as declarações do governador, mas disse que, se o oficial (um tenente-coronel que não quis nomear) encarregado da investigação julgou necessário intimar o cineasta e o roteirista, eles devem ou comparecer ou apresentar justificativa consistente para a ausência.
"O último recurso é a condução coercitiva", afirmou o corregedor, referindo-se à situação em que um depoente intimado é levado por força policial ao local do interrogatório.
Investigação
O IPM (Inquérito Policial Militar) foi aberto pela Corregedoria para apurar se policiais atuaram no filme e se os atores usaram armas e equipamentos do Estado nas filmagens.
Paúl disse que o inquérito foi aberto a partir de averiguações do Bope (Batalhão de Operações Especiais), a citada tropa de elite do título.
"O encarregado [do IPM] intima e a maioria das pessoas atende calmamente. É a coisa mais normal do mundo. Isso acontece todo dia, toda hora, em todo o Brasil. Acho que a pessoa intimada, se tem problema para depor, deve procurar um advogado", disse o coronel Paúl, para quem a polêmica em torno do filme e das intimações surgiu a partir de "um ruído midiático".
Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.
Leia mais
- Agente penitenciário morre baleado em Recife em sessão de "Tropa de Elite"
- Polícia do Rio tem fama "indiscutível" de brutal, diz "The New York Times"
- Grandes máfias alimentam a pirataria de filmes e CDs
- "Tropa de Elite" lidera DVDs piratas apreendidos em setembro
- Crianças fazem paródias de "Tropa de Elite" no YouTube
Livraria
Especial

