Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2001 - 20h14

Exposição a temperaturas baixas pode provocar hipotermia, diz médico

Publicidade

LÍVIA MARRA
da Folha Online

A exposição a baixas temperaturas pode provocar hipotermia [queda anormal da temperatura do corpo], levando à perda de consciência e consequente morte. Segundo o médico Edwin Koterba, diretor das unidades de UTI da rede São Camilo, a hipotermia pode ocorrer com temperaturas inferiores a 15ºC.

"A hipotermia é uma emergência médica e pode ocorrer com temperaturas abaixo de 15ºC, especialmente se a pessoa não estiver bem agasalhada. Essa perda da temperatura provoca redução da circulação, dos batimentos cardíacos e perda da consciência, levando a uma sonolência e possível coma", afirmou.

Na noite de sexta-feira, o helicóptero que transportava o empresário João Paulo Diniz, 37 [filho mais velho do empresário Abílio Diniz], sua namorada, a modelo Fernanda Vogel, 20, o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro e o co-piloto Luís Roberto de Araújo Cintra, caiu no mar, na região de Maresias, litoral norte de São Paulo.

Diniz conseguiu nadar cerca de 2 quilômetros até a praia e pediu ajuda. Depois, Cintra também conseguiu chegar à praia. A modelo e o piloto permanecem desaparecidos.

Conforme os bombeiros de Maresia, a temperatura do mar, no dia do acidente, teve média de 15ºC. Durante o dia deste sábado, a temperatura média ficou em 12ºC. A região de Maresias está sendo atingida pelo mau tempo desde a sexta-feira. O mar está agitado, prejudicando as buscas.

As vítimas estariam com coletes salva-vidas, informação não confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

O preparo físico de João Paulo Diniz, que é triatleta, possibilitou que ele chegasse à praia para pedir ajuda.

"Acredito que ele [Diniz] tenha chegado em estado de choque e debilitado não pela distância, mas pela temperatura da água. Nós que trabalhamos com a água sabemos como é difícil", afirmou o tenente Carlos da Silva, comandante de área do 17º Grupamento de Bombeiros.

O preparo físico é a resistência física podem retardar os efeitos da hipotermia.

"Na medicina, trabalhamos com variantes. Por isso, não podemos precisar um prazo para a pessoa entrar em hipotermia. Depende da temperatura do corpo, do local em que ela está, do peso, sexo e cor da pele entre outros", afirmou o médico Edwin Koterba.

A temperatura do corpo considerada normal é em torno de 36,5ºC.

Brasil
A hipotermia é comum no Brasil, apesar do clima tropical. No entanto, faltam dados que apontem este índice.

"Ao contrário do que muita gente pensa, existem muitos casos de hipotermia no Brasil. São moradores do Sul do país ou moradores de rua expostos às baixas temperaturas, em áreas abertas. No entanto, temos poucos dados estatísticos sobre o assunto no país", disse o médico.

A sonolência provocada pela redução da circulação e dos batimentos cardíacos pode levar ao coma. No entanto, se o socorro ocorrer a tempo, a vítima não sofre sequelas.

"Essa sonolência e o coma podem levar à morte por afogamento, por exemplo. O tratamento pode ser feito por aquecimento com roupas, em colchão térmico ou com recursos mais avançados", afirmou Koterba.

Leia especial sobre acidentes aéreos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página