Feriado eleva fluxo em estradas do país; Cumbica tem operação-padrão
da Folha Online
O movimento nas principais estradas do país deve ficar intenso até a noite desta quinta-feira devido à saída do motorista para o feriado prolongado de Finados. Devido ao intenso calor dos últimos dias, porém, a previsão para amanhã (2) é de céu nublado e chuva para São Paulo, Rio, sul de Minas, Triângulo Mineiro, Goiás, Santa Catarina e Paraná.
Na tarde de hoje, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registra índice de congestionamento acima da média em São Paulo. Às 16h, eram 85 km de congestionamento --10,4% dos 820 km de vias monitoradas. A Polícia Rodoviária afirma que o tráfego ainda é normal nas estradas de São Paulo, do Rio e de Minas, embora o movimento já tenha aumentado em algumas --como na Tamoios (SP) e na Rio-Santos (RJ).
Nos aeroportos, é grande o risco de haver uma nova série de atrasos. Ontem, o presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), Sérgio Gaudenzi, fez um apelo para que passageiros optem por vôos agendados para horários ou dias de menor movimento.
"Estamos lembrando aos passageiros que haverá um feriado [na sexta-feira, dia 2] e, portanto, mais gente viajando. Se eles puderem viajar amanhã e não voltar no domingo, procurem fazer isso, porque seguramente a sexta e o domingo serão os dias mais carregados."
Um agravante é a operação-padrão que realizam os funcionários da Infraero no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Eles se recusam desde ontem a cumprir horas extras feitas habitualmente em reivindicação ao pagamento de um bônus de Natal.
Na tarde de hoje, Francisco Lemos, que integra a diretoria do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, afirmou que os trabalhadores decidiram adotar a prática também em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo).
Caso o impasse não seja resolvido, mesmo os passageiros que deixarem o retorno para terça-feira (6) podem ter problemas, pois a categoria promete entrar em greve nesse dia.
Rodovias
Para os motoristas que irão trafegar nas estradas, a recomendação da Polícia Federal é de cautela, principalmente se as previsões de chuva se comprovarem. O movimento deverá ser maior até as 22h de hoje e das 8h às 13h de amanhã (2).
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 1,2 milhão de carros devem sair apenas da cidade de São Paulo, que tem frota de 5,8 milhões. No último dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, a descida da capital para a Baixada Santista chegou a levar seis horas.
Durante todo o feriado, a Polícia Rodoviária irá intensificar os trabalhos com o apoio de helicópteros, radares e bafômetros.
Previsão
Conforme o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), amanhã pode chover também no extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em parte da região Norte, mas de forma localizada.
No sábado (3) e no domingo (4) deve haver chuva em diversas localidades de São Paulo, Rio, sul de Minas, sul de Goiás, Mato Grosso e parte da região Norte.
Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.
Leia mais
- Previsão de chuva aumenta perigo nas estradas; feriado eleva movimento hoje
- Funcionários da Infraero em Cumbica mantêm operação-padrão
- Calor provoca chuva em áreas do Sudeste e Centro-Oeste
- Folha Explica o urbanismo em São Paulo e traz dados sobre o trânsito
Especial

