Publicidade

Cotidiano
04/11/2007 - 21h52

Queda de avião mata oito em SP; área tem risco de explosão

Publicidade

da Folha Online

O Corpo de Bombeiros mantém os trabalhos na rua Bernardino de Sena, na Casa Verde, zona norte de São Paulo, onde um avião caiu na tarde deste domingo. O acidente matou os dois tripulantes da aeronave --o piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino, 39, e o co-piloto Alberto Soares Junior, 25-- e seis pessoas de uma mesma família. O local permanece interditado pois há risco de explosão.

Reprodução
Avião cai sobre casas na rua Bernardino de Sena, na zona norte de São Paulo; veja mais fotos do acidente
Avião cai sobre casas na rua Bernardino de Sena, na zona norte de São Paulo; veja mais fotos do acidente

Uma menina de 11 anos e outra de 16, que apresenta déficit de aprendizagem, ficaram feridas e estão internadas no Hospital Mandaqui.

De acordo com os bombeiros, uma das asas do avião permanece entre os escombros, com combustível. Equipes trabalham no transbordo do líquido inflamável --cerca de cem litros de querosene tinham sido retirados, até as 21h30-- e em escavações que deverão permitir a retirada da peça. O fornecimento de energia elétrica do quarteirão foi cortado.

O avião modelo Learjet 35A prefixo PT-OVC decolou do Campo de Marte com os dois tripulantes a bordo e destino ao Rio de Janeiro às 14h05. Segundo o coronel Carlos Minelli de Sá, do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo), órgão ligado à Aeronáutica, depois de deixar o solo, o avião, em vez de seguir o trajeto previsto e virar à esquerda, girou à direita. Controladores da torre de comando do Campo de Marte teriam tentado alertar piloto e co-piloto sobre o erro, mas não receberam resposta.

O avião, então, caiu de bico sobre as casas dos números 118 e 104 da rua Bernardino de Sena. Os dois imóveis ficaram destruídos. O avião também causou danos em duas casas vizinhas, as dos números 120 e 126. O local está interditado, e os moradores que saíram ilesos foram levados pela Defesa Civil Municipal a um hotel da região.

Tempo e trânsito

Segundo a CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que é da Prefeitura de São Paulo, no momento do acidente com o Learjet, medições realizadas no próprio Campo de Marte indicavam que chovia leve e que o vento era de "praticamente zero", às 14h.

Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou diversas vias da região. A recomendação é para que os motoristas evitem trafegar pela avenida Casa Verde.

Vídeo

Fumaça do incêndio provocado pela queda do avião em cima de casas, movimento de ambulância e de carro do Corpo de Bombeiros. A leitora da Folha Online Patricia Tellini enviou um vídeo mostrando o momento após o acidente aéreo na zona norte de São Paulo.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca