Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2007 - 12h03

Butantan pede ao governo financiamento para vacina da dengue

Publicidade

Colaboração para a Folha Online
Com a Agência Brasil

O Instituto Butantan deve apresentar amanhã (19) uma proposta ao Ministério da Saúde pedindo recursos para financiar a produção de uma vacina contra a dengue em três anos. O instituto promete fornecer, inicialmente, cerca de cinco milhões de doses anuais do imunobiológico a partir de 2009.

A partir de uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, a instituição produziria uma vacina contra os quatro tipos de dengue. Para tanto, o diretor do instituto, Otávio Mercadante, propõe que o governo federal financie a aquisição de equipamentos, enquanto a construção do laboratório ficaria por conta da Secretaria de Saúde de São Paulo, órgão ao qual o instituto é vinculado.

Segundo Mercadante, a vacina será um novo instrumento no combate à dengue, que hoje se limita à erradicação do mosquito transmissor. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou em outubro que o país vive uma nova epidemia de dengue.

O início da aplicação da vacina em 2009 dependerá dos testes previstos para o próximo ano, que devem ser realizados em São Paulo.

No primeiro semestre deste ano, cerca de 440 mil pessoas contraíram dengue, segundo o Ministério da Saúde. Das 645 cidades paulistas, 127 registram epidemia da doença.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página