Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 03h01

Conceder reajuste para policiais é difícil, diz FHC

Publicidade

da Folha de S. Paulo, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que falta dinheiro à União para ajudar os Estados a bancar aumentos salariais aos policiais. Segundo ele, os Estados estão "tão atados quanto o governo federal em matéria salarial", embora dissesse reconhecer a "validade dos reclamos".

"Eu até diria que essa preocupação vai muito além das questões dos policiais civis ou militares, porque alcança o próprio funcionalismo e toda a população brasileira, toda ela necessitada de ter melhor condição de vida, lutando para ter uma vida mais digna", afirmou o presidente, referindo-se ao movimento dos servidores federais, muitos deles em greve a partir desta semana.

Disciplina
O presidente defendeu o pacote de medidas lançado anteontem que pune com mais rigor impedimentos à prestação de serviços essenciais.

"Outra questão bem distinta é a da necessidade do respeito à disciplina e ao princípio hierárquico [nas polícias]. Esses princípios não são sujeitos à barganha e à negociação."

Fernando Henrique advertiu que as Forças Armadas permanecerão "prontas para atuar com firmeza", em caso de ameaça à ordem pública. "Em nenhuma hipótese a população vai ficar desprotegida", disse.

FHC afirmou ainda que obter segurança nas ruas não é uma meta impossível, citando como exemplos programas bem-sucedidos de combate à violência em Nova York e em Chicago, nos Estados Unidos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página