Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2007 - 09h18

FAB já recebeu o conteúdo da caixa-preta do Learjet que caiu em SP

Publicidade

KLEBER TOMAZ
da Folha de S.Paulo

A Aeronáutica já sabe qual foi o teor da conversa da tripulação do Learjet-35A, gravada na caixa-preta do jato, momentos antes do acidente que matou oito pessoas no dia 4 deste mês. Naquele dia, o avião caiu sobre casas da zona norte de São Paulo, pouco depois de decolar do aeroporto Campo de Marte.

A transcrição das conversas no CVR (Cockpit Voice Recorder) --nome em inglês da caixa-preta--, foi feita pela NTSB (National Transportation Safety Board, agência que investiga acidentes da aviação civil nos EUA), em Washington.

O conteúdo dos diálogos já foi entregue às autoridades brasileiras e deve ajudar a esclarecer quais foram as causas do acidente. A reportagem não teve acesso ao teor das conversas.

A Folha apurou que a caixa-preta revelou, além das conversas entre o piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino e o co-piloto Alberto Soares Junior, uma série de ruídos ao fundo. O Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) irá investigar o que são esses barulhos ouvidos na gravação.

Depoimento

Marcia Regina Gonçalves Faria, 38, que se declarou procuradora no Brasil da Texdar Sociedad Anônima, empresa uruguaia proprietária do Learjet, declarou ontem à Polícia Civil, que investiga as responsabilidades criminais pelo acidente, que a aeronave passou por manutenções periódicas e que desconhecia qualquer problema no jato.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
VOCES VITIMAS DESTE CRIME QUE É A COMPRA DA POLICIA PELA TAM FIQUEM SABENDO QUE ALEM DESTA POLICIA CORRUPTA COMO SEMPRE´,A CULPA É DA TAM (PELOS DOIS PILOTOS DESPREPARADOS,INFELIZMENTE MORTOS) E A AIRBUS COM ESTAS AERONAVES TAO AUTOMATIZADAS QUE OS DOIS PILOTOS SIMPLESMENTE FORAM PASSAGEIROS COMO OS OUTROS PASSAGEIROS ATRAS DO COCKPIT SÓ QUE AINDA PAGARAM PARA SEREM MORTOS POR ESSE LIXO QUE É A AIRBUS/TAM sem opinião
avalie fechar
Muito estranho o Relatório da Aeronáutica ; um
piloto com todas as atribuições e responsabilidades,
no controle do avião , tem ainda que checar o
balanceamento do combustível entre as asas ?
Parece muito mais lógico que este procedimento,
seja feito de forma automática no abastecimento !
Será que os projetistas não encontraram solução
para este pequeno problema técnico ?
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página