Publicidade

Cotidiano
30/11/2007 - 22h42

Mãe joga filho recém-nascido em lixo de banheiro de hospital

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha

Uma mulher de 21 anos deu à luz uma criança na madrugada desta sexta-feira dentro do banheiro de um hospital de Jacareí (75 km de São Paulo) e a abandonou dentro do lixo. Segundo a polícia, ela deverá responder por tentativa de homicídio ou infanticídio.

De acordo com o vice-diretor clínico do Hospital São Francisco, Carlos Carderelli, Andréia Rodrigues da Silva procurou o pronto-socorro do local por volta das 2h se queixando de dor na barriga, diarréia e sangramento.

Silva foi encaminhada para consulta com uma obstetra, mas, antes de procurar a médica, foi ao banheiro. Carderelli disse que a médica chegou a pedir a uma enfermeira que fosse ao banheiro verificar se Silva estava bem, já que ela demorou para deixar o local.

"Ela saiu do banheiro e foi à sala da obstetra como se nada tivesse acontecido. Em nenhum momento relatou à médica que tinha dado à luz. Mas, durante a consulta, uma funcionária da limpeza encontrou a criança dentro do lixo do banheiro. Ela confirmou que o filho era dela."

A criança, um menino, nasceu prematuro, aos sete meses de gestação, e pesa cerca de 1,6 kg. De acordo com o vice-diretor clínico, ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do hospital e corre risco de morte. A mãe também foi internada.

Silva, segundo Carderelli, disse que não sabia que estava grávida. Relatou que há cerca de um ano fazia tratamento com anticoncepcional para tratamento de ovário policístico (que leva a mulher a ter dificuldades em ovular). Disse ainda, segundo ele, que, antes de procurar o São Francisco, chegou a passar por outros dois hospitais da cidade sem que a gravidez tivesse sido diagnosticada.

Carderelli disse que Silva justificou o abandono da filho dizendo que "ficou muito chocada" ao ver a criança, e que teria tomado a atitude de maneira inconsciente. A reportagem não conseguiu localizar familiares ou advogados dela no final da tarde de hoje.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

Comentários dos leitores
Erica Rocha (1) 03/06/2008 09h14
Erica Rocha (1) 03/06/2008 09h14
ITU / SP
Estamos vivendo uma época de total desvalorização na humanização, cada dia que abrirmos jornais lemos e vemos noticias de violência com criança, quando não é assassinato, é estubro, abandono, e na maioria das vezes com crianças, porque será? Talves porque ela sejam inocentes, ou porque não conseguem se defender, tendo assim a maior facilidade agressões morais e verbais, sem direito a defesa.
tTeria direito o agressor toda sua amargura e loucura imbutida na sua cabeça, manifestando um comportamento desviado, que provavelmente vem se desenvolvendo desde a infância, não sei?? Não cabe a mim julgar??? Muito Menos defender???
Porém, somos capazes questionar e modificar o nosso hoje, para preservamos o nosso amanhã, de que forma, observando a nossa volta, e dando um basta pra impunidade, lutar para as crianças sejam melhores assistidas, sejam elas de que classe for, a afinal a violência esta todas classes sociais, Temos que nos tornar responsáveis de diagnosticar esse comportamento, sejamos mais eficazes em nossas percepções, ao tratar com qualquer ser humano que apresente o menor sinal de desvio de comportamento, e que o Nosso Deus nos auxilie sempre, a ajuda-lo a ponto de impedi-lo....
2 opiniões
avalie fechar
Mila Oliveira (33) 08/04/2008 13h25
Mila Oliveira (33) 08/04/2008 13h25
Não adianta prender ou incriminar os pais que não podem criar seus filhos, a única solução é dar a oportunidade a essas pessoas de encaminhar a criança rejeitada para a adoção de maneira legal. Nos EUA é feito assim, a mulher ainda grávida já procura uma nova família para o filho que não pode criar. Ninguém deve ser obrigado a criar um filho que não quer, desse modo evitaríamos tantos maus tratos. 7 opiniões
avalie fechar
Vanessa Muniz (1) 06/04/2008 00h25
Vanessa Muniz (1) 06/04/2008 00h25
RIO DE JANEIRO / RJ
por isso acontecem inúúúmeros casos como este!
IMPUNIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!
abandona um bebê de 45 dias..
e vai pagar multa ou trabalho comunitárioa

FAÇA FAVOR NÉ??????????!!!!!!!!!!!
BRASIL = VERGONHA MUNDIAL!!!!!!!!!!!!!!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (129)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca