Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2007 - 16h54

Comissão da Câmara pede pensão para jovem presa com homens

Publicidade

da Agência Brasil
Colaboração para a Folha Online

A comissão externa criada pela Câmara para acompanhar as investigações sobre o caso da adolescente de 15 anos que ficou presa com cerca de 20 homens em uma cela na cidade de Abaetetuba pediu ao governo do Pará que ela receba pensão especial e indenização por danos morais e materiais.

O ofício com o pedido foi encaminhado à governadora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT). "Entrei com ofício à governadora retratando a responsabilidade do governo e pedindo que ela seja beneficiada", disse o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

Ainda não há previsão de quando o relatório final da comissão será fechado. "Temos a necessidade de ouvir mais algumas pessoas", diz o deputado. Coutinho fica no Pará até terça-feira (4) pela manhã, quando retorna à Brasília (DF).

A comissão já colheu depoimentos de representantes do Ministério Público, de secretarias estaduais, do Conselho Tutelar, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de organizações sociais e movimentos de mulheres e da governadora do Pará.

"Temos uma gama de depoimentos que vão na direção, não só do caso da menina, mas um diagnóstico da situação carcerária." Segundo o deputado, com as investigações, surgiram outras denúncias de crianças e adolescentes violentados no sistema carcerário do Estado. Um menino com deficiência mental teria sido violentado em prisão no município de São Miguel pelos demais presos.

"Passa a ser um quadro muito dramático da situação carcerária." Depois da divulgação do caso de Abaetetuba, outras mulheres que estavam em celas com homens estão sendo transferidas para o Centro de Recuperação Feminina da região metropolitana do Pará.

A assessoria de imprensa da governadora do Pará informou que ela não vai mais falar sobre o caso e que o Estado já tomou as providências cabíveis para garantir todos os direitos da adolescente, como proteção.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

Comentários dos leitores
Edvaldo Oliveira (2) 14/09/2008 16h02
Edvaldo Oliveira (2) 14/09/2008 16h02
Este Delegado q gosta desse tipo de sacanagem deveria ser expulço da SSP e dar o lugar para outro mas competente q não aceita esse tipo de abuso.
Mas q vergonha seu Delegado!!!
sem opinião
avalie fechar
Edvaldo Oliveira (2) 14/09/2008 15h59
Edvaldo Oliveira (2) 14/09/2008 15h59
Agradeço a todos por terem me aceitado e desejo receber e-mails deste jornal oline sem opinião
avalie fechar
Carlos Gonçalves (226) 26/06/2008 17h53
Carlos Gonçalves (226) 26/06/2008 17h53
Os senadores deveriam ter prendido esse delegado geral do Pará, por charlatanice. Quem é ele para dar opinião sobre uma pessoa que sofreu barbárie. Mas é a arrogância e a certeza de impunidade que o leva a fazer isso. A dar esse tipo de declaração. Na mesma linha do Judiciário daquele estado do Pará. Omisso e cúmplice de muitos crimes que por lá acontecem. Escravidão é sinônimo de Pará. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (345)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página