Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2001 - 18h16

Belo Horizonte registra duas rebeliões em menos de uma hora

Publicidade

da Agência Folha, em Belo Horizonte

Presos de duas penitenciárias da região metropolitana de Belo Horizonte promoveram nesta terça-feira duas pequenas rebeliões em intervalo de apenas uma hora. Em uma delas, os detentos chegaram a fazer cinco pessoas reféns, mas as libertaram em seguida. Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido.

O primeiro tumulto foi na penitenciária José Maria Alkimin, em Contagem, às 10h30. Os presos que tomavam banho de sol se revoltaram porque cerca de 20 detentos estavam sendo transferidos para a penitenciária Nelson Hungria, no município de Ribeirão das Neves.

Três agentes penitenciários e dois advogados que acompanhavam a transferência foram feitos reféns. Quando foi informada da situação, a Secretaria de Estado da Justiça suspendeu as transferências, colocando fim ao motim.

Contornada a situação nesse presídio, foi a vez dos presos da Nelson Hungria. Cerca de 60 presidiários tentaram fazer refém um agente penitenciário. Ele conseguiu escapar, e os presos tentaram a adesão dos detentos dos demais pavilhões, sem sucesso.

Os agentes penitenciários se recusaram a voltar ao trabalho, alegando falta de segurança. A rotina só foi retomada após a PM fazer uma revista no presídio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página