Advogado diz que corpo de Ryan Gracie não tinha sinais de violência
da Folha Online
O corpo do lutador de jiu-jitsu Ryan Gracie, 33, encontrado morto na manhã deste sábado na carceragem do 91 DP, em São Paulo, não apresentava sinais de violência, segundo seu advogado, Rodrigo Souto. Gracie havia sido preso na tarde de sexta-feira (14) e indiciado por roubo e tentativa de roubo.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o lutador foi encontrado morto deitado na cela por volta das 7h30, horário de troca de turno dos carcereiros. Ele estava sozinho no local.
Para Souto, o lutador foi vítima de uma parada cardíaca. O IML (Instituto Médico Legal), no entanto, ainda não divulgou a causa da morte. O corpo foi retirado da cela por volta das 10h30 de hoje.
| Divulgação |
![]() |
| Preso, o lutador Ryan Gracie foi encontrado morto na manhã deste sábado na carceragem do 91 DP, em São Paulo |
O 91ª DP abriga a carceragem provisória para os detidos durante a noite, finais de semana e feriados. Gracie seria encaminhado a um CDP (Centro de Detenção Provisória) na segunda-feira (17).
Segundo a SSP, o lutador recebeu o acompanhamento de um médico particular durante seu exame de corpo de delito antes de ser encaminhado à cela.
Ontem, Gracie foi acusado de ter roubado o carro de um idoso de 76 anos no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste da cidade. O lutador acabou contido por motoboys e foi preso, em seguida, pela Polícia Militar.
Na delegacia, Gracie chegou agitado e dizendo que estava sendo "perseguido" quando foi preso. O delegado Aílton Camargo Braga, que registrou a ocorrência, disse que o lutador dizia que estava sendo perseguido "pelo pessoal da favela e pelo PCC [Primeiro Comando da Capital]".
Ele foi submetido a um exame toxicológico para constatar se ele estava sob efeito de drogas quando praticou os crimes.
"Infelizmente, ele está muito alterado, não conseguimos pegar o depoimento dele com muito discernimento. Já soube que ele passa por problemas psicológicos. Ele, inclusive, parece estar alterado pelo uso de medicamentos fortes que ele aparentemente toma", afirmou ontem o delegado, após ouvir o lutador.
O delegado disse que recebeu uma ligação do advogado de uma clínica de tratamento psicológico, localizada no interior de São Paulo, para informar que o lutador passa por tratamento no local.
O advogado disse que desconhecia se Gracie apresentava problemas psicológicos, mas disse ontem que o lutador dizia o tempo todo que estava sendo perseguido. Ele alegou que seu cliente não cometeu crime.
Agressões
Testemunhas que presenciaram a ação de Gracie ontem disseram à polícia que, além de roubar o Corolla, o lutador agrediu o dono do veículo com uma faca de cozinha cortando um dedo da mão esquerda da vítima. Com o carro, Gracie andou por pouco tempo e bateu. Depois, tentou roubar uma moto.
Quando abordou o motoboy, Gracie teria mostrado uma faca e disse que era assalto. "Desce da moto, senão eu te mato", teria dito Gracie. O motoqueiro pegou a encomenda que levaria para Cotia (Grande São Paulo), enquanto Gracie subiu na moto sem conseguir ligá-la.
Outros motoboys pararam no semáforo e encorajaram a vítima a não deixar que Gracie levasse o veículo. O dono da moto afirmou que bateu com o capacete na cabeça de Gracie, que caiu e foi imobilizado pelo grupo de motociclistas.
"Acredito que ele realmente esteja sob efeito de drogas, porque se ele estivesse são, teria derrubado todo mundo. ele é muito forte", disse o delegado.
Leia mais
- Saiba mais sobre o lutador Ryan Gracie
- Lutador Ryan Gracie morre em SP; exame aponta uso de drogas
- Lutador Ryan Gracie é encontrado morto em delegacia de SP
- Preso, Gracie disse que era perseguido "pelo pessoal da favela e PCC"
- Criminalista retrata prisões brasileiras e aponta desinteresse político; leia capítulo
Especial




Nosso governo sim, não dá a menor bola para isto pois quem se droga não merece votar, pois é uma pessoa que não inspira confiaça já que seu Deus é a droga, deveríamos ter uma politica séria pois vemos nos jonais e Tvs quantos jovens abaixo dos 30 anos morrem principalmente nos finais de semana.
Enquanto o traficante mata pela dívida, muitos pseudo tratamentos ou internamentos matam pela incompetência e irresponsabilidade de seus proprietários.
Vamos tratar a Dependência química com dignidade e certamente estaremos não só dando um salto de qualidade mas principalmente salvando vidas de jovens que fatalmente seriam muito úteis a nosso país. Pensem senhores governantes.
avalie fechar
É uma pene que uma causa tão nobre onde morrem milhares de pessoas semanalmente seja trtda com tanto desdém por partes de nossos governantes, estão muito mais interessados na folha orçamentária, e nas obras enganosas.
gente droga é uma realidae que mata não só a quem se droga mas priincipalmente a você que não tem nada a ver com o peixe, ,as morre por um desleixo e irresponsabilidade de nossos governates
avalie fechar
avalie fechar