Publicidade

Cotidiano
19/12/2007 - 16h01

Anac colocará 40 agentes em cada aeroporto para evitar caos no fim de ano

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai colocar 40 agentes a partir desta sexta-feira (21) em cada aeroporto, segundo informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim nesta quarta-feira, após sair de um almoço de confraternização da bancada do PMDB no Senado.

Os funcionários farão parte da operação montada pela agência para evitar o caos nos aeroportos nas festas de fim de ano.

"Há uma operação montada pela Anac. A partir de sexta [a agência] vai ter 40 pessoas em cada aeroporto. A própria Solange [Paiva Vieira, diretora-presidente da Anac] vai estar em Congonhas", afirmou Jobim.

Neste mês, Jobim apresentou um pacote ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar problemas também no período de férias nos terminais. Entre as propostas estão o aumento das tarifas de pouso e permanência em Congonhas (zona sul de São Paulo) e Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

Outra medida é um sistema pelo qual as companhias aéreas deverão ressarcir os passageiros em casos de atrasos.

O ressarcimento vai de 5% do valor do bilhete para atrasos entre 30 minutos a uma hora até 50% da passagem para atrasos superiores a cinco horas. Poderão ser descontados, no entanto, problemas alheios às companhias, como fechamento do aeroporto por questões meteorológicas e problemas no tráfego aéreo.

"Vai ser calmo", disse o ministro sobre o movimento nos aeroportos no fim do ano.

Comentários dos leitores
Valdir Antonelli (5) 11/07/2008 21h21
Valdir Antonelli (5) 11/07/2008 21h21
SAO PAULO / SP
Pelo jeito a empresa nunca mais vai poder montar stands, parquinhos ou fazer divulgação né? Me sensibilizo com as famílias que perderam alguém no voo, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Juro que quando li a manchete pensei que a TAM tivesse montado algo no local do acidente, mas depois que vi que era em um shopping achei absurdo os comentários e o tom da reportagem. 4 opiniões
avalie fechar
Marina Boschini (1) 11/07/2008 20h06
Marina Boschini (1) 11/07/2008 20h06
CAMPINAS / SP
Eu compreendo o sentimento dos familiares, mas devo discordar. Faz 3 anos que minha mãe faleceu, todos os dias sinto sua falta, mas em épocas como o dia das mães é ainda pior; deveria eu ficar indignada com todas as propagandas veiculadas perto da data? Não seria uma insensibilidade das empresas com todas as pessoas que perderam suas mães? Sinto muito, mas uma coisa não leva a outra. Por acaso, as famílias só se lembram de seus parentes em Julho? Faz parecer que se um parente das vítimas passasse perto desse parquinho em Outubro ele não se incomodaria. Lutem sim pelos seus direitos, mas com argumentos válidos. 9 opiniões
avalie fechar
Claudio Koseki (1) 11/07/2008 18h28
Claudio Koseki (1) 11/07/2008 18h28
OSASCO / SP
Me desculpe, não li todos os comentários, mas, realmente, o que uma coisa tem a ver com a outra?
Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
17 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca