Anac colocará 40 agentes em cada aeroporto para evitar caos no fim de ano
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai colocar 40 agentes a partir desta sexta-feira (21) em cada aeroporto, segundo informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim nesta quarta-feira, após sair de um almoço de confraternização da bancada do PMDB no Senado.
Os funcionários farão parte da operação montada pela agência para evitar o caos nos aeroportos nas festas de fim de ano.
"Há uma operação montada pela Anac. A partir de sexta [a agência] vai ter 40 pessoas em cada aeroporto. A própria Solange [Paiva Vieira, diretora-presidente da Anac] vai estar em Congonhas", afirmou Jobim.
Neste mês, Jobim apresentou um pacote ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar problemas também no período de férias nos terminais. Entre as propostas estão o aumento das tarifas de pouso e permanência em Congonhas (zona sul de São Paulo) e Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).
Outra medida é um sistema pelo qual as companhias aéreas deverão ressarcir os passageiros em casos de atrasos.
O ressarcimento vai de 5% do valor do bilhete para atrasos entre 30 minutos a uma hora até 50% da passagem para atrasos superiores a cinco horas. Poderão ser descontados, no entanto, problemas alheios às companhias, como fechamento do aeroporto por questões meteorológicas e problemas no tráfego aéreo.
"Vai ser calmo", disse o ministro sobre o movimento nos aeroportos no fim do ano.
Leia mais
- Anac amplia operações de táxis aéreos e jatos executivos em Congonhas
- Aeroporto Tom Jobim deve receber R$ 100 mi para reforma em 2008
- Comissão do Senado aprova nomes para nova diretoria da Anac
- Bernardo Porfírio afirma que viajar de navio é bem mais fácil
Especial


avalie fechar
avalie fechar
Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
avalie fechar