Lula admite que aeroportos podem ter problemas no fim de ano
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira, durante café da manhã com jornalistas, que poderá haver "problemas" em aeroportos brasileiros nos feriados de Natal e Ano Novo. Lula afirmou, porém, que se houver problemas nas próximas semanas eles serão menores que em 2006 --quando a crise aérea atingiu seu auge nos principais aeroportos do país.
"Vai ter problema, sim. Mas numa dimensão menor do que tivemos no ano passado", afirmou. Lula disse que só está há cinco anos no comando do país, por isso não teve tempo suficiente para solucionar a crise aérea. "Isso é para médio e longo prazo", afirmou.
Apesar de admitir falhas no setor aéreo, o presidente comemorou o aumento no número de passageiros nos últimos anos. "As pessoas estão viajando mais. Um ministro me disse que não poderá participar da reunião [confraternização de Natal com os ministros] esta noite porque não tem passagem para voltar a Recife antes do Natal", disse Lula.
Precaução
O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta quarta-feira (19) que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai colocar 40 agentes a partir de amanhã (21) em cada aeroporto do país para evitar transtornos aos passageiros. Os funcionários farão parte da operação montada pela agência para evitar o caos nos aeroportos nas festas de fim de ano.
Neste mês, Jobim apresentou um pacote ao presidente Lula para evitar problemas também no período de férias nos terminais. Entre as propostas estão o aumento das tarifas de pouso e permanência em Congonhas (zona sul de São Paulo) e Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).
Outra medida é um sistema pelo qual as companhias aéreas deverão ressarcir os passageiros em casos de atrasos. O ressarcimento vai de 5% do valor do bilhete para atrasos entre 30 minutos a uma hora até 50% da passagem para atrasos superiores a cinco horas.
Poderão ser descontados, no entanto, problemas alheios às companhias, como fechamento do aeroporto por questões meteorológicas e problemas no tráfego aéreo.
Leia mais
- Anac colocará 40 agentes em cada aeroporto para evitar caos no fim de ano
- Anac amplia operações de táxis aéreos e jatos executivos em Congonhas
- Bernardo Porfírio afirma que viajar de navio é bem mais fácil
- Livro traz opções de viagens para quem quer fugir de São Paulo
Especial


avalie fechar
avalie fechar
Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
avalie fechar