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22/12/2007 - 10h55

Pilotos de jato não conferiram equipamentos, diz Aeronáutica

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KLEBER TOMAZ
da Folha de S.Paulo
CINTHIA RODRIGUES
Colaboração para a Folha

Documento da Aeronáutica divulgado ontem (21) aponta que a tripulação do Learjet --que se acidentou, matando oito pessoas na zona norte de São Paulo, em novembro-- não havia utilizado o check-list da aeronave. O procedimento de conferência dos equipamentos é obrigatório antes de pouso e decolagem.

A Divulgação Operacional de Segurança de Vôo número 044/C/2007 do Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também sugere que o co-piloto fez sozinho a preparação da aeronave, "sem o acompanhamento do comandante, que gerenciava questões de cunho administrativo".

Segundo a descrição no documento, a decolagem foi feita pelo co-piloto Alberto Soares Júnior, 24. Após a identificação de um problema na rota, o piloto Paulo Montezuma Firmino, 39, assumiu e solicitou o balanceamento do combustível.

Neste momento, segundo diálogo divulgado pelo jornal "Diário de S. Paulo", o co-piloto nota um problema na roda e Firmino diz que o jato está "desbalanceado". Segundo um piloto experiente consultado pela Folha, o que evidencia a falta do check-list é a maneira como o co-piloto relata o problema: "A roda estava torta. Acho que... Vixe!!! Compensador!", foi a frase gravada pela caixa-preta, segundo o jornal. "Se os dois tivessem feito o check-list juntos, como é o certo, não haveria essa surpresa", diz o piloto à Folha.

Depois de relatar os fatos com base em entrevistas com testemunhas e a análise da caixa-preta, o documento divulgado ontem faz três recomendações aos pilotos. A primeira é um alerta às "potenciais conseqüências" de um desbalanceamento do combustível. A segunda pede mais atenção às tarefas relacionadas ao pré-vôo.

A última está diretamente relacionada ao fato de o piloto não ter supervisionado o co-piloto na checagem da aeronave no dia do acidente.

O documento recomenda "alertar os comandantes, notadamente aqueles em função de instrutor, quanto à necessidade da adequada supervisão das tarefas incumbidas aos demais tripulantes"

Comentários dos leitores
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
VOCES VITIMAS DESTE CRIME QUE É A COMPRA DA POLICIA PELA TAM FIQUEM SABENDO QUE ALEM DESTA POLICIA CORRUPTA COMO SEMPRE´,A CULPA É DA TAM (PELOS DOIS PILOTOS DESPREPARADOS,INFELIZMENTE MORTOS) E A AIRBUS COM ESTAS AERONAVES TAO AUTOMATIZADAS QUE OS DOIS PILOTOS SIMPLESMENTE FORAM PASSAGEIROS COMO OS OUTROS PASSAGEIROS ATRAS DO COCKPIT SÓ QUE AINDA PAGARAM PARA SEREM MORTOS POR ESSE LIXO QUE É A AIRBUS/TAM sem opinião
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Muito estranho o Relatório da Aeronáutica ; um
piloto com todas as atribuições e responsabilidades,
no controle do avião , tem ainda que checar o
balanceamento do combustível entre as asas ?
Parece muito mais lógico que este procedimento,
seja feito de forma automática no abastecimento !
Será que os projetistas não encontraram solução
para este pequeno problema técnico ?
10 opiniões
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