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Pilotos de jato não conferiram equipamentos, diz Aeronáutica
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KLEBER TOMAZ
da Folha de S.Paulo
CINTHIA RODRIGUES
Colaboração para a Folha
Documento da Aeronáutica divulgado ontem (21) aponta que a tripulação do Learjet --que se acidentou, matando oito pessoas na zona norte de São Paulo, em novembro-- não havia utilizado o check-list da aeronave. O procedimento de conferência dos equipamentos é obrigatório antes de pouso e decolagem.
A Divulgação Operacional de Segurança de Vôo número 044/C/2007 do Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também sugere que o co-piloto fez sozinho a preparação da aeronave, "sem o acompanhamento do comandante, que gerenciava questões de cunho administrativo".
Segundo a descrição no documento, a decolagem foi feita pelo co-piloto Alberto Soares Júnior, 24. Após a identificação de um problema na rota, o piloto Paulo Montezuma Firmino, 39, assumiu e solicitou o balanceamento do combustível.
Neste momento, segundo diálogo divulgado pelo jornal "Diário de S. Paulo", o co-piloto nota um problema na roda e Firmino diz que o jato está "desbalanceado". Segundo um piloto experiente consultado pela Folha, o que evidencia a falta do check-list é a maneira como o co-piloto relata o problema: "A roda estava torta. Acho que... Vixe!!! Compensador!", foi a frase gravada pela caixa-preta, segundo o jornal. "Se os dois tivessem feito o check-list juntos, como é o certo, não haveria essa surpresa", diz o piloto à Folha.
Depois de relatar os fatos com base em entrevistas com testemunhas e a análise da caixa-preta, o documento divulgado ontem faz três recomendações aos pilotos. A primeira é um alerta às "potenciais conseqüências" de um desbalanceamento do combustível. A segunda pede mais atenção às tarefas relacionadas ao pré-vôo.
A última está diretamente relacionada ao fato de o piloto não ter supervisionado o co-piloto na checagem da aeronave no dia do acidente.
O documento recomenda "alertar os comandantes, notadamente aqueles em função de instrutor, quanto à necessidade da adequada supervisão das tarefas incumbidas aos demais tripulantes"
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piloto com todas as atribuições e responsabilidades,
no controle do avião , tem ainda que checar o
balanceamento do combustível entre as asas ?
Parece muito mais lógico que este procedimento,
seja feito de forma automática no abastecimento !
Será que os projetistas não encontraram solução
para este pequeno problema técnico ?
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