Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2008 - 03h08

Ladrões de carro furtaram o Masp, diz polícia

Publicidade

da Folha Online

Reportagem da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) publicada nesta quinta-feira mostra que as pinturas de Pablo Picasso e Candido Portinari foram furtadas do Masp (Museu de Arte de São Paulo) por ladrões de carro que não passaram das primeiras séries do ensino fundamental nem tinham noção nenhuma de arte.

Para a polícia paulista, que recuperou nesta terça as pinturas furtadas do Masp em 20 de dezembro, o perfil dos dois homens presos e as condições em que as obras foram encontradas não deixam dúvidas de que o crime foi por encomenda. "Desde o início trabalhamos com a investigação de crime por encomenda", afirma Adilson Marcondes, delegado-assistente do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado).

Até agora, duas pessoas foram presas. As fichas criminais de Robson Jesus Jordão, 32, e Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, têm condenações por roubo de carro na zona leste de SP, mas não consta nenhum crime envolvendo furto de obras de arte. Jordão não completou nem o ensino fundamental e Lima cursou apenas o primeiro ciclo (até a 4ª série).

As obras permaneceram escondidas 19 dias em uma casa simples da periferia de Ferraz de Vasconcelos (Grande SP). A polícia foi levada ao local do crime depois de prender Jordão. A polícia agora tenta esclarecer quem são os proprietários da casa e se sabiam que o local era usado como esconderijo.

Comentários dos leitores
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Lei de Transito x Álcool
Á lei e inconstitucional, não deveria ser aprovada, mais uma vez o cidadão vai pagar á conta.
Henry.
sem opinião
avalie fechar
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
No furto do Masp ano passado foi publicada nesse mesmo veículo reportagem com título semelhante: Furto de obras expõe fragilidade de segurança.
Enfim, temos um pouco mais do mesmo.
Volto a enfatizar que a Imprensa Nacional é suave demais com certos políticos que administram nosso triste, pegagiado e inseguro Estado de São Paulo.
Estou esperando sair uma matéria sobre o salário que se paga a um policial militar, a um Delegado de Polícia Civil em São Paulo e quanto se paga em outros Estados.
A Imprensa tem uma imensa parcela de responsabilidade nesse descaso.
1 opinião
avalie fechar
Parece que o crime está em plena expansão no Brasil. A cada dia vemos um novo tipo de roubo, inesperado e inédito. O roubo de obras de arte começõu a se expandir. Os seguidores dos exemplos de Steve McQueen e Pierce Brosnan estão aumentando, promovendo o país ao primeiro mundo da sofisticação criminosa. Parece que não é bem nessa promoção que o governo estava pensando! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (70)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página