Publicidade

Cotidiano
15/01/2008 - 00h01

Amigos, Brasil e Japão pedem vistos a turistas

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O Brasil abriga, atualmente, cerca de 65 mil japoneses e mais de 1,4 milhão de descendentes da nacionalidade. Os dois países têm relações amigáveis há algumas décadas, e um acordo firmado em 2004 fez de 2008 o Ano do Intercâmbio Japão-Brasil, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Durante as comemorações, inclusive, o príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, virá ao país.

Mesmo com tanta integração, não há, por parte de nenhum dos dois países, esforços para isentar os turistas dos vistos.

Na Câmara Federal tramita um projeto de lei de 2003 do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC) que dispensa a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos. Um substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional incluiu na dispensa os japoneses, os canadenses, os australianos e os neozelandeses e cidadãos de qualquer outro país que o Ministério do Turismo considere "de interesse turístico".

Com o substitutivo, o projeto foi considerado constitucional e aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), entretanto, nunca foi votado.

O Consulado Geral do Japão de São Paulo confirmou que, por parte do governo japonês, também não há previsão para dispensar a exigência de visto para turistas brasileiros.

Para visitar o Japão, os turistas brasileiros precisam apresentar passaporte válido, foto 3x4 recente, comprovante de reserva das passagens de ida e de volta, carteira de identidade, comprovante de rendimento (declaração de Imposto de Renda de pessoa física integral e recibo de entrega, holerites dos últimos três meses ou carteira de trabalho), formulário de pedido de visto preenchido e cronograma da viagem.

O visto japonês custa R$ 57, para brasileiros. Já o visto temporário brasileiro custa 3.500 ienes (aproximadamente R$ 57 também), para os japoneses.

Na América do Sul, o Japão libera a exigência de vistos por ao menos 30 dias para cidadãos da Argentina, Chile e Uruguai. Na Ásia, os brasileiros têm acesso livre temporário na Coréia do Sul, Filipinas, Malásia e China (Macau e Hong Kong).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca