Espanhol morto com suspeita de febre amarela será enterrado na Espanha
da Folha Online
da Efe
O corpo do espanhol Salvador Pérez, 41, que morreu no sábado (12) em Goiânia (GO) com suspeita de febre amarela será enterrado na cidade de Valladolid. Familiares dele --a mãe e um irmão vieram ao Brasil-- realizam um breve velório enquanto aguardam uma autorização da Embaixada da Espanha para levar o corpo à Espanha.
Lavrador na Espanha, Perez chegou ao país em 25 de novembro de 2007, em Salvador (BA), onde permaneceu por quatro dias. De lá, ele seguiu para Goiás e deu início à compra de uma fazenda em Cristianópolis. O negócio foi finalizado em 13 de dezembro, e a mudança para a fazenda ocorreu em 29 do mesmo mês.
"A fazenda não estava habitada. Tinha muita sujeira. A casa estava fechada. Aves e filhotes de aves moravam lá. A casa foi limpa. Eles entraram na mata e se banharam nas águas de lá. Em 3 de janeiro ele começou a manifestar dores", disse o médico Wilson Moraes Arantes, diretor clínico do HDT (Hospital de Doenças Tropicais) de Goiânia, onde Pérez foi atendido.
Pérez teve dores no corpo e alterações cardiovasculares, e seu quadro clínico avançou rapidamente --ele passou a ter diarréia, vômitos e hemorragias. "Nossa principal hipótese é que ele tenha contraído febre amarela, pela evolução rápida e fulminante do fígado e dos rins", afirmou o médico.
O diagnóstico definitivo será conhecido em uma semana, após uma análise especializada do Laboratório Central do Estado.
Leia mais
- Leia a íntegra do pronunciamento do ministro da Saúde sobre a febre amarela
- Ministro vai à TV para negar risco de epidemia de febre amarela no país
- Três postos aplicam vacina contra febre amarela hoje em SP
- Busca por vacina contra febre amarela chega a crescer cinco vezes
- Vizinhos vacinam turistas com destino ao Brasil contra febre amarela
- Livros desmistificam doenças e trazem informações sobre a medicina
Especial

