Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2008 - 23h05

Anhembi e Sambódromo vão sediar eventos da Semana de Cultura Japonesa

Publicidade

FELIPE MODENESE
Colaboração para a Folha Online

O Palácio das Convenções do Anhembi e o Sambódromo --ambos na zona norte de São Paulo-- vão se transformar em palco dos eventos da Semana da Cultura Japonesa entre os dias 13 e 22 de junho. Os dois lugares juntos --incluindo o auditório para mais de 2.000 pessoas e o teatro Elis Regina-- ocupam 100 mil metros quadrados.

A programação anima os organizadores do evento. "A Semana da Cultura Japonesa é tão grande que não cabe em uma semana", disse Jo Takahashi, coordenador do evento.

Segundo Takahashi, o evento será o maior projeto de comemorações da comunidade nipo-brasileira já realizado. A expectativa dos organizadores do evento é receber um público de 155 mil pessoas nos dez dias de comemoração.

Entre as 150 atividades programadas estão oficinas e workshops sobre artes e tradições japonesas. Artes do papel, filosofia do corpo, artes do sabor e técnicas japonesas para pensar são alguns dos temas das oficinas, que pretendem permitir também o primeiro contato dos interessados com a tradição.

Os eventos previstos incluem de espetáculos com centenas de artistas, como o que vai unir a Orquestra Sinfônica do Estado e o grupo Mawaca, até simpósios e seminários, como o Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Ciência, Tecnologia para Comércio Bilateral, sobre assuntos de interesse comum como meio ambiente, nanotecnologia e álcool.

Uma proposta dos organizadores para atrair os jovens é a cultura pop do Japão. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Cosplay --disputa pelas melhores fantasias e representações de personagens de animês (desenhos com as características de traço e enredo japoneses)-- está prevista para 21 de junho.

Cerimônia oficial

A cerimônia oficial das comemorações em São Paulo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil também faz parte da Semana. No dia 21 de junho, o príncipe herdeiro Naruhito chegará ao país e será recebido no sambódromo.

Segundo Carlos Kendi Fukuhara, responsável pela organização da cerimônia, o cronograma não está definido porque depende dos horários da autoridade.

A programação prevê a apresentação do príncipe herdeiro pela passarela do Sambódromo, a entrada da "Tocha da Amizade", vinda de Kobe, a transposição da chama para o "Abrigo Monumento da Paz". Além disso, um coral de 2.000 vozes deve entoar os hinos nacionais das duas nações. Discursos e desfiles oficiais devem encerrar a cerimônia.

Além da cerimônia oficial, a programação preliminar das comemorações no Sambódromo, nos dias 21 e 22, inclui uma série de apresentações artísticas com cerca de 13 mil participantes, um desfile contando a história dos imigrantes no Brasil e o desfile da escola de samba Unidos da Vila Maria com o enredo "Milênios de Cultura e Sabedoria no Centenário da Imigração Japonesa".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página