Cotidiano
30/01/2008 - 12h42

Beltrame descarta rever exoneração do comando da PM; policiais devem entregar cargos

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O secretário da Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de rever a exoneração do coronel Ubiratan Angelo do comando da PM (Polícia Militar), anunciada ontem. A revogação da decisão foi pedida por um grupo de 41 policiais, que ocupam cargos de comando, direção e chefia de seção, na noite de terça. Eles devem entregar seus cargos ainda hoje. No grupo, estão 17 comandantes de batalhões.

Beltrame afirmou que, caso os oficiais deixem os cargos, irá nomear outros em seus respectivos lugares. O governador Sérgio Cabral (PMDB) declarou, também nesta quarta, que não irá aceitar a demissão dos oficiais.

O secretário afirmou, ainda, que a crise na PM não vai prejudicar a segurança no Carnaval. Segundo ele, o trabalho do efetivo de quase 40 mil homens não será prejudicado por um grupo de 41 pessoas.

Mudança

A mudança no comando da PM ocorreu após passeata feita por policiais militares no domingo (27), na zona sul da cidade, em protesto contra os baixos salários. Beltrame se mostrou insatisfeito com a manifestação e classificou o ato como insubordinação.

Em reunião realizada na noite de terça na AME (Associação dos Militares Estaduais), o grupo de PMs denominado de Barbonos -- que reivindicam melhores salários para a corporação -- questionou a posição de Beltrame. Os oficiais exigem, ainda, a saída do secretário.

Na manhã desta quarta, em entrevista a rádio BandNews, o ex-corregedor da PM, Paulo Ricardo Paúl, disse que os oficiais da PM estão unidos em torno do coronel Ubiratan. Segundo ele, Ubiratan é o líder legítimo da corporação, e sua recondução ao cargo será pedida ao governador.

Para o lugar do coronel Ubiratan, Beltrame anunciou o coronel Gilson Pitta Lopes, que comandava o serviço de inteligência da PM. Na reunião dos PMs, Pitta foi classificado como traidor do grupo. O novo comandante havia assinado documento, em julho do ano passado, por melhorias salariais e no qual se comprometia a não assumir cargo de comandante da PM ou de chefia do Estado-Maior.

Comentários dos leitores
Fauzi Sarraf (2) 01/02/2008 21h30
Fauzi Sarraf (2) 01/02/2008 21h30
FRANCISCO BELTRAO / PR
Por lei as PMs do Brasil não podem fazer greve> Podem, sim, e devem coibir greve que extrapole a paciência do governador. Como é mesmo ? O então governador do PR, hoje senador da República Álvaro Dias,mandou descer a lenha (cacetete) nos professores que estavam em vigília frente ao Palácio do governo. Quando percebeu o erro foi tarde demais:muitos dos professores ficaram feridos no corpo, alma e no moral.Depois ele negou que mandara dissipar o movimento. É dito popular que as PMs são o braço armado do Estado. O governador deste ou outro estado confunde esse dito e acha-se "dono" da PM e afrontam-na com baixos salários obrigando esse cidadão a fazer "bico" para completar seu salário para sustentar a família. Bem colocada essa situação foi um artigo da revista VEJA de duas ou mais semanas atrás assinado por Lya Luft. Existem duas polícias estaduais? Sim, mas os salários são desproporcionais entre as duas .Infelizmente. Os riscos são os mesmos, o salário, não. A alegação do Secretário de segurança do Rio é patética: é necessário mudar a constituição. Ora, esse senhor nunca sentou no banco de uma viatura, atendeu a uma ocorrência policial, fez alguma assistência ou passou, como é comum, 24 horas acordado num turno de serviço. É. PM por força de regulamento não pode fazer greve. Esse cidadão necessitou alguma vez dos serviços de algum policial civil ou militar? Deus queira que não. sem opinião
avalie fechar
Felipe Timponi (2) 01/02/2008 21h23
Felipe Timponi (2) 01/02/2008 21h23
BELO HORIZONTE / MG
Meu +BrasilBrasil, venho-lhe enformar que o salário pago pelo PSDB á polícia civil de SP é o terceiro pior do país, eles ganham de início exatamente 4.247,00 Brutos para quem trabalha em cidades com mais de 500.000 habitantes isso tb explica por quê a PC de SP é até mais corrupta que a PC carioca. *obs: a Polícia Civil de MG que é uma das mais corruptas tb ganha nessa faixa da PC paulista cerca de 4.400,00. No RJ o o salário inicial de um Delegado esta em cerca de R$8.000,00 bruto. sem opinião
avalie fechar
jose carlos silva (3) 01/02/2008 19h13
jose carlos silva (3) 01/02/2008 19h13
herdamos de portugal esse sistema( atrasado) de segurança publica com duas polícias que nem lá mesmo existe mais 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (48)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca