Publicidade

Cotidiano
02/02/2008 - 00h12

Com apoio da torcida, Gaviões da Fiel empolga público no Anhembi

Publicidade

da Folha Online

De volta ao Grupo Especial do Carnaval, a escola de samba Gaviões da Fiel empolgou, com a ajuda da torcida do Corinthians, o público no Sambódromo do Anhembi. A escola abriu a primeira noite dos desfiles em São Paulo.

Confira a cobertura completa do Carnaval na Folha Online.

Com a história de Santana de Parnaíba (região metropolitana), uma das origens do samba no Estado, o desfile começou por volta das 22h55, e terminou em cima do tempo estabelecido, de 65 minutos.

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Integrantes da Gaviões desfilam, na primeira noite do Carnaval de São Paulo
Integrantes da Gaviões desfilam, na primeira noite do Carnaval de São Paulo

Cerca de 4.000 componentes foram divididos entre 22 alas e cinco carros alegóricos para apresentar o enredo "Nas Asas dos Gaviões, Rumo ao Portão dos Sertões Santana de Parnaíba: Berço de Bandeirantes".

O abre-alas fez uma referência aos chamados "filhos da terra" de Santana de Parnaíba, os bandeirantes que habitaram o local e encontraram os índios. O encontro dos dois foi representado por meio de integrantes da escola caracterizados.

A busca pelas riquezas como ouro, prata e pedras preciosas também estiveram presentes no desfile. A escola trouxe uma representação de um marco do desenvolvimento à época: a construção de uma usina hidrelétrica, feita com aproveitamento das quedas das águas do rio Tietê.

Outro setor da escola mostrou a importância da cidade no desenvolvimento do samba no Estado de São Paulo. Uma das surpresas foi o setor retratando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que recebeu o apelido de Anhangüera. A história conta que ele lançou mão de um truque para impressionar os índios. Ele ateava fogo à pinga.

Entre os destaques da escola, Livia Andrade, Sabrina Sato, Jaqueline Khury, o ex-jogador Biro-Biro e integrantes do grupo CPM 22. Sabrina teve um problema com sua fantasia, e passou parte do desfile cobrindo um dos seios com as mãos.

Desfiles

A Gaviões da Fiel --vencedora do Grupo de Acesso no ano passado-- abriu os desfiles de São Paulo na noite desta sexta-feira. Em seguida, se apresentam ainda Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos da Vila Maria, Águia de Ouro, Tom Maior, Rosas de Ouro e Nenê da Vila Matilde.

No sábado, a partir das 22h30, desfilam Camisa Verde e Branco, Mancha Verde, X-9 Paulistana, Pérola Negra, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Império da Casa Verde.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca