Porto da Pedra propõe pagode em barco que trouxe japoneses ao Brasil
CLAYTON FREITAS
da Folha Online
A Unidos do Porto da Pedra, segunda escola a se apresentar neste primeiro dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio, leva à Marquês de Sapucaí sua leitura da chegada dos japoneses ao Brasil. O desfile começou por volta das 22h35.
Antes, desfilou a São Clemente. Na seqüência, se apresentam Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro. Confira a cobertura completa do Carnaval na Folha Online.
A Porto da Pedra, de São Gonçalo (região metropolitana), é a 10ª colocada no Carnaval 2007 do Rio e apresenta o enredo "Tem pagode no Maru! 100 Anos de Imigração Japonesa", e, conforme propõe o enredo, com pagode no navio Kasato Maru --embarcação que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao porto de Santos (SP).
| Silvia Izquierdo/AP |
![]() |
| Crianças participam do desfile da escola de samba Porto da Pedra, que homenageia os cem anos da imigração japonesa |
Nos setores e alas, a escola mescla elementos da cultura milenar e contemporânea, sem deixar de lado citações à culinária e ícones como bairro da Liberdade, em São Paulo, e os decasséguis --brasileiros descendentes de japoneses que moram no Japão.
Segundo o vice-presidente da agremiação, Moisés Carvalho, o maior desafio é o de reproduzir fielmente ideogramas. "Redobramos o cuidado para não cometer erros que poderiam estragar todo o resto", afirma.
Entre as alegorias, a escola lembra elementos do cenário do bairro da Liberdade, tradicional reduto da colônia japonesa, e homenageia figuras importantes que se destacaram no país, como Tomie Othake, Tizuka Yamazaki e Manabu Mabe.
Desfiles
Na segunda-feira, desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.
Leia mais
- Beltrame considera superada a crise na PM e garante segurança no Carnaval do Rio
- São Clemente homenageia bicentenário da chegada da corte portuguesa ao Brasil
- Trio elétrico perde o freio, atropela 14 e mata duas pessoas em MG
- Vai-Vai e Mancha Verde animam público; bateria da Mocidade faz coreografia
Especial


