Publicidade

Cotidiano
03/02/2008 - 23h54

Porto da Pedra é representada por tigre com ideogramas japoneses

Publicidade

da Folha Online

A Unidos do Porto da Pedra, segunda escola a se apresentar nesta primeira noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio, foi representada por seu símbolo maior, o tigre, mas neste ano com ideogramas japoneses.

Antes da escola, desfilou na Marquês de Sapucaí a São Clemente. Na seqüência, se apresentam Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro. Confira a cobertura completa do Carnaval na Folha Online.

Silvia Izquierdo/AP
Crianças participam do desfile da Porto da Pedra, que fez homenagem aos cem anos da imigração japonesa
Crianças participam do desfile da Porto da Pedra, que fez homenagem aos cem anos da imigração japonesa

Com o enredo "Tem pagode no Maru! 100 Anos de Imigração Japonesa", a Porto da Pedra levou para a avenida sua leitura da chegada dos japoneses ao Brasil, e, conforme propõe o enredo, com pagode no navio Kasato Maru --embarcação que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao porto de Santos (SP).

Nos setores e alas, a escola mesclou elementos da cultura milenar e contemporânea, sem deixar de lado citações à culinária e ícones como bairro da Liberdade, em São Paulo, e os decasséguis --brasileiros descendentes de japoneses que moram no Japão.

Entre as alegorias, a Porto da Pedra, que contou com 3.600 componentes, lembrou elementos do cenário do bairro da Liberdade, tradicional reduto da colônia japonesa, e homenageou figuras importantes que se destacaram no país, como Tomie Othake, Tizuka Yamazaki e Manabu Mabe.

Desfiles

Na segunda-feira, desfilam Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca