Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 14h33

Presos de SP encenam "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade

Publicidade

da Folha Online

Em um galpão do COC (Centro de Observação Criminológica), no complexo do Carandiru, zona norte de São Paulo, 20 presos que cumprem as mais variadas penas ensaiam, desde fevereiro, o espetáculo "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade. A peça será encenada no próprio COC nos próximos dias 20 e 21.

O grupo irá se apresentar futuramente na Universidade São Francisco do Pari, Universidade Sorocaba e no Memorial da América Latina.

O espetáculo é dirigido por Jorge Spíndola e é fruto do projeto "Teatro nas Prisões", desenvolvido desde 1998 pela Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Funap (Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel).

"Todos têm história de vida muito intensas, cumprem penas longas, comprometeram grande parte de suas vidas pelo envolvimento no mundo do crime. Vivenciaram a experiência radical e singular que é permanecer anos trancados em um establecimento penitenciário", disse a diretora-adjunta da Funap, Heloisa Adario. "A experiência do teatro para esses homens, como não poderia deixar de ser, também é radical e profunda."

O espetáculo "O Rei da Vela" é a terceira peça montada dentro do projeto. A primeira foi "O Auto da Compadecida" e, em seguida, "A Pena e a Lei", ambas de Ariano Suassuna.

O projeto estabeleceu parcerias com o Teatre in Prision and Probation _Núcleo da Universidade de Manchester, Inglaterra. Foram feitas 17 oficinas culturais incluindo dança, música e teatro em 17 estabelecimentos penitenciários do Estado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página