Publicidade

Cotidiano
17/09/2001 - 19h42

PF vai ouvir tripulação e passageiros do Fokker da TAM acidentado

Publicidade
RANIER BRAGON
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A PF (Polícia Federal) informou que vai convocar para depor todos os tripulantes e alguns dos passageiros do vôo 9755, da TAM.

O Fokker 100 da empresa passou por uma pane na noite de sábado, nas proximidades de Belo Horizonte e teve que fazer um pouso de emergência. O acidente acabou causando a morte de uma passageira.

De acordo com o delegado federal Antônio José Duarte, os envolvidos vão ser ouvidos por meio de carta precatória, já que todos moram em São Paulo.

O único depoimento tomado até agora foi o do comandante do vôo, Marcelo Rabello Seda, que afirmou não saber que janelas do avião tinham se quebrado até pousar no aeroporto internacional de Confins, a 40 km de Belo Horizonte.

Segundo o depoimento, o comandante sentiu um "baque" quando passava pela Grande BH e notou ainda que a aeronave tinha passado por despressurização. Ele afirmou ainda que só soube da morte da passageira após ter pousado em Belo Horizonte.

A PF aguarda também laudo do Instituto Médico Legal da capital mineira com as causas detalhadas da morte de Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48.

Os depoimentos e o laudo vão ser juntados à perícia feita ainda na noite de sábado por agentes federais que estiveram em Confins. Por enquanto, os agentes federais trabalham com a hipótese mais provável de acidente.

A passageira que morreu durante a pane do Fokker sofreu traumatismo craniano depois de ter sido "sugada" para uma das janelas da aeronave, que teve sua fuselagem danificada por uma peça de uma das turbinas da aeronave.

Vistoria
Durante todo o dia, técnicos do DAC (Departamento de Aviação Civil) da Aeronáutica e funcionários da TAM estiveram em um dos pátios do aeroporto vistoriando a aeronave, que ainda deve ficar por vários dias em Belo Horizonte.

O DAC afirmou que só vai se pronunciar após a conclusão das investigações. A Agência Folha apurou que uma das conclusões pode ser a determinação de mudanças no projeto do Fokker.

Em nota divulgada no final da tarde, o DAC informou que já está de posse das duas caixas pretas do avião. Técnicos da Rolls-Royce, fabricante do motor, devem chegar amanhã a Belo Horizonte. Eles vão ajudar os trabalhos da perícia com informações técnicas.

Leia especial sobre acidentes aéreos
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca