Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2008 - 18h11

Leia íntegra do bate-papo com Luiz Fernando Vianna e Alencar Izidoro sobre o Carnaval 2008

Publicidade

da Folha Online

Os jornalistas Luiz Fernando Vianna, 38, e Alencar Izidoro, 30, da Folha, participaram nesta quinta-feira de bate-papo sobre os resultados do Carnaval do Rio e de São Paulo, que consagraram a Beija-Flor e a Vai-Vai, respectivamente, como campeãs neste ano.

Participaram do bate-papo 225 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:01:56) luiz f. vianna: olá a todos

(05:02:12) alencar: Caros e caras, boa tarde, fico à disposição para os debates sobre Carnaval de SP.

(05:02:17) carola: oi Luiz, tudo bem? a diferença de pontos entre Beija Flor e Salgueiro, a segunda colocada, foi relativamente alta. Em que pontos o desfile da Beija Flor foi tão superior?

(05:03:53) luiz f. vianna: A Beija-Flor concilia empolgação, porque 70% dos componentes de Nilópolis e garantem os 10 em harmonia e evolução, com rigor técnico, por causa de sua grande organização. Além de muito dinheiro, é claro. Isto tem criado um desequilíbrio, com vantagens grandes. Mas achei 13 décimos muito. O jurado que deu várias notas baixas em harmonia pesou.

(05:03:12) carola: oi alencar. o que você achou do desfile da vai-vai? merecia o título?

(05:04:28) alencar: Cara carola, acho que merecia sim, mas não seria injusto também se a Unidos de Vila Maria ou a Mocidade Alegre fossem campeãs. As três estiveram bastante equilibradas.

(05:04:00) Guerreiro_Mocidade: naum falando da beija-flor... e sim da escolas que foram penalizadas de uma forna que surpreendeu a todos

(05:07:11) luiz f. vianna: Guerreiro_Mocidade, sempre há muita subjetividade nesses julgamentos, daí umas notas que chamam a atenção. Realmente, algumas escolas, como Viradouro e Imperatriz, para citar só duas, perderam mais pontos do que se esperava.

(05:05:48) boy: alencar, a gaviões fez um desfile pra ficar na 11ª posição?

(05:08:41) alencar: Caro boy, sim, a Gaviões não foi bem. E, diferentemente de anos anteriores, acredito que ela já entrou na avenida sem muita pretensão de ser campeã. As fantasias e os carros alegóricos não tinham a sofisticação que a escola já levou antes. O objetivo maior, desta vez, era evitar falhas grosseiras, como a do carro que atingiu relógio de contagem do desfile anos atrás.

(05:08:14) Lauro: fora a Beija-Flor, em sua opnião, qual Escola de Samba merecia levar o título?

(05:09:39) luiz f. vianna: Lauro, o título foi justo, a Beija-Flor merecia sim. Mas acho que Viradouro e Imperatriz poderiam ter ido melhor.

(05:08:45) potiguar: porque há modos diferentes nas contagens de pontos entre Rio e SP?

(05:11:47) alencar: Caro potiguar, não há aqui em SP um modo consolidado de contagem de pontos _e talvez essa seja uma das razões para a diferença com os desfiles do Rio. No ano passado foi de um jeito, neste ano foi de outro e, em anos anteriores, de outro. Acredito que seja reflexo da falta de profissionalismo consolidado do carnaval de SP, sujeito ainda a viradas de mesa ou mudanças de regra a cada momento conforme as insatisfações das escolas mais poderosas.

(05:09:46) boy: e a unidos da tijuca, que veio com um ótimo samba e um tema diferente, não merecia melhores notas?

(05:10:46) luiz f. vianna: Boy, possivelmente sim. O 9 em harmonia foi inexplicável. Mas o máximo que a Unidos da Tijuca poderia almejar seria o segundo lugar, na minha opinião.

(05:11:04) Sabiá Sururú: vcs dois tão sabendo de algum boato ou troca de cadeiras entre os integrantes das escolas do RJ???

(05:12:39) luiz f. vianna: Sabiá Sururu, já se sabe que o carnavalesco da Grande Rio vai sair e irá para uma outra escola (ainda não revelada). Por enquanto, as fofocas ainda não esquentaram, porque o resultado saiu ontem.

(05:12:57) alencar: Caro Sabiá, todo ano há troca de cadeiras, mas aqui em SP não tenho ainda nenhum bastidor de alguma que seja muito relevante.

(05:11:54) Lauro: Que escola de samba o surpreendeu nesse carnaval?

(05:14:28) alencar: Caro Lauro, não teve nenhuma grande surpresa positiva _as que se destacaram já eram favoritas. Quem surpreendeu de forma negativa, para mim, foi a Império de Casa Verde.

(05:12:51) boy: luiz, foi surpresa pra você a mangueira ter ido tão mal esse ano?

(05:14:28) luiz f. vianna: boy, foi surpresa sim. Não era um desfile para vencer, mas poderia ter chegado em sexto, por exemplo, e estar no Desfile das Campeãs. Décimo lugar foi muito rigoroso. Talvez a imagem ruim da Mangueira, por causa das supostas ligações com o tráfico, tenha indiretamente prejudicado a escola.

(05:14:39) Duda: Na sua opinião, o desfile da Vai Vai, de fato foi um dos mais luxuosos deste ano??

(05:15:50) alencar: Cara Duda, sim, foi um dos mais luxuosos. Mas isso não é muito novidade para a escola.

(05:14:45) Duda: Por que a Mocidade Independente não consegue mais se manter nos primeiros lugares do carnaval carioca, uma vez que se trata de uma escola com desfiles que no passado eram grandiosos e vencedores??

(05:16:48) luiz f. vianna: Duda, depois da morte de Castor de Andrade, em 97, a Mocidade perdeu muito de seu dinheiro e de sua força política. Hoje, é uma escola média, que muda de carnavalesco todo ano e busca enredos que possam lhe trazer patrocínios. Perdeu a identidade que já teve com os carnavalescos Fernando Pinto e Renato Lage, e não ganhou mais nada. Mas vale ressaltar que o desfile deste ano foi bem mais animado e interessante do que os dos anos anteriores.

(05:16:10) potiguar: O carnaval de SP ainda fica desejar perante ao Rio

(05:18:19) alencar: Caro potiguar, SP está em constante evolução, mas os desfiles ainda não têm a importância cultural e econômica para a cidade como ocorre no Rio. Por isso é natural que haja desfiles mais modestos. Até porque aqui em SP só há subsídios públicos da prefeitura _enquanto no Rio costuma atrair inclusive a propaganda de estatais ligadas à União.

(05:17:06) Guerreiro_Mocidade: o anisio surgue como um novo castor de andrade ou luizinho drumond???

(05:18:35) luiz f. vianna: Guerreiro_Mocidade, o Anísio sempre teve muito poder no meio das escolas de samba e hoje, sem dúvida, é quem tem mais poder. Até que ponto isso influi no resultado, é difícil afirmar, pois o que mais pesa a favor da Beija-Flor são o dinheiro que ele põe na escola e a estrutura profissional que ela tem.

(05:18:34) TIMBO: O Q VC ACHOU DA QUEDA DO CAMISA ??

(05:20:39) alencar: Caro TIMBO, para quem só acompanhou os dias de glória da Camisa anos atrás pode ter sido uma surpresa. Mas, nos anos mais recentes, a queda da escola é normal. O desfile não foi bom. Apesar de tradicional, ela não é hoje uma das poderosas do Carnaval de SP.

(05:18:44) Doug: Infelizmente as escolas com bom samba, como Mocidade e Imperatriz, ficaram em posições que não mostram o verdadeiro carnaval que ambas fizeram. A cada Carnaval o samba importa menos?

(05:20:28) luiz f. vianna: Doug, há vários anos o samba não é o fator preponderante. Os desfiles tecnicamente bem feitos e a qualidade nas alegorias e fantasias vêm na frente. Mas, às vezes, o samba se segura num refrão forte, de fácil assimilação, que sustenta a escola. A Beija-Flor teve isso neste ano.

(05:22:19) alencar: Caro Doug, se vc estiver falando da Mocidade Alegre, de SP, acredito que, além do samba bom, a posição dela, que foi vice, também foi boa. Ou seja, mostra sim "verdadeiro carnaval" que ela fez.

(05:20:47) FULIÃO: LUIZ E ALENCAR OQUE VCS ACHARÃO DAS PASISTA ESSE ANO DAS DUAS ESCOLAS

(05:22:13) luiz f. vianna: Fulião, as passistas reais (não as rainhas de bateria) têm perdido muito espaço nas escolas, infelizmente, mas ainda dão um brilho especial aos desfiles. Continuou sendo assim neste ano.

(05:23:57) alencar: Caro FULIÃO, já é até senso comum dizer que Carnaval está cada vez mais carente das tradicionais passistas da comunidade. Mas ainda há boas exceções, como a Nenê e a própria Mocidade.

(05:22:22) Guerreiro_Mocidade: concordo... mas vc naum axa que deveria haver um paramentro de julgamento... por exemplo: bateria, iremos jugar ritmo, cadencia e etc... isso facilitaria as coisas?

(05:24:23) luiz f. vianna: Guerreiro_Mocidade, os parâmetros existem, estão no manual do julgador. Mas há um grau de subjetividade na hora de o jurado tirar pontos das escolas. Aí varia muito. E num quesito, cada um dos quatro jurados fica num ponto diferente da avenida, o que altera a avaliação.

(05:22:26) Duda: Alencar, quais escolas de samba que vc acredita que rivaliza com a Vai Vai??

(05:24:55) alencar: Cara Duda, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde têm boas estruturas para rivalizar nos desfiles com a Vai-Vai.

(05:24:35) potiguar: Eu lí que a Mangueira está sendo investigada por envolvimento em narcotráfico, isto deixou os jurados meio temerosos?

(05:26:18) luiz f. vianna: potiguar, não é uma questão de temor. Acho que a imagem da escola está manchada porque os indícios de que havia elos entre a Mangueira e os traficantes que atuam no morro são muito fortes. Acho que, inconscientemente, isso pode ter influído nos julgadores, no sentido de, digamos, terem menos simpatia pela escola. É isso.

(05:25:45) Duda: Pode-se considerar que o carnaval paulistano está evoluindo no que diz respeito a alegorias, fantasias e até mesmo na parte técnica dod esfile quando comparado ao do Rio de Janeiro?

(05:28:45) alencar: Cara Duda, carnaval paulistano está sim evoluindo em alegorias, fantasias e mesmo na parte técnica dos desfiles, até porque muitos carnavalescos e demais profissionais são importados de lá. Mas ainda faltam recursos e profissionalismo (as mudanças nas regras a cada ano sempre prejudicam a credibilidade da festa)

(05:27:06) Emanuelle: Por que a imprensa brasileira se mostra tão cega em relação aos bastidores do carnaval? Não se nega que é uma festa grandiosa, que exulta a criatividade artística do brasileiro. Mas e o jogo do bicho, tráfico e ilegalidades do gênero que estão por trás das escolas de samba? As autoridades e a imprensa se fazem de cegos pois lucram com a festa?

(05:33:00) alencar: Cara Emanuelle, acho que essa falha é mais constante em SP do que no Rio. O problema é que aqui na capital paulista a cobertura da festa não é uma prioridade de boa parte da imprensa ao longo do ano, até porque Carnaval não tem a mesma dimensão do Rio. E a Globo, que acompanha mais de perto, é, na prática, uma patrocinadora do evento _paga às escolas pelo direito de transmissão. Em suma, há sim uma deficiência significativa da cobertura.

(05:27:11) Sir. Gustavo: Quantos títulos tem a Beija-flor até então, depois dessa última conquista?

(05:28:11) luiz f. vianna: Sir. Gustavo, a Beija-Flor conquistou o 11º título, sendo o quinto nos últimos seis anos. Os quatro primeiros foram com Joãosinho Trinta (76, 77, 78 e 83). E ainda teve um em 98 dividido com a Mangueira.

(05:29:06) Emanuelle: Houve a repetição do tema Sorvete esse ano, como é o processo de escolha do tema de cada escola? São elas mesmas que escolhem? Como se explica uma repetição?

(05:35:35) alencar: Cara Emanuelle, a repetição do tema sorvete ocorreu por interesses comerciais. Uma entidade ligada a esse segmento fez a sugestão anos atrás para todas as escolas, com a promessa de se empenhar por patrocínio. Águia e Tucuruvi acabaram acatando a sugestão, coincidentemente no mesmo ano. Mas foi um fracassso porque, além do desfile fraco, ambas não conseguiram muito dinheiro da iniciativa privada.

(05:33:10) Jairo Mocidade: Alencar, boa tarde! Dá para explicar as notas baixas em Alegoria para a Viradouro? Chega a dar impressão de que Paulo Barros é "boicotado" no Rio de Janeiro

(05:35:47) luiz f. vianna: Jairo Mocidade, como é sobre o Rio, vou me meter na sua pergunta para o Alencar. Eu não acho que o Paulo Barros mereça 10 sempre, porque há alegorias dele que são mal resolvidas (conceitualmente e tecnicamente) e têm só apelo visual, mas sem se encaixar bem no enredo. Mas concordo que ele é penalizado demais. Pode não haver um boicote, mas um tanto de má vontade há.

(05:36:15) Alex: a larga vantagem de pontos entre a beija-flor e as outras escolas mostra que a atual organização do grupo especial carioca (12 escolas) além de ser bastante elitizante, fracassou no intuito de acirrar competitividade e assim possibilitar um desfile mais bonito e contagiante?

(05:39:21) luiz f. vianna: Alex, vou me meter aqui também. Está faltando competitividade sim. A Beija-Flor está com muito mais dinheiro do que as outros - porque o Anísio põe muito mais dinheiro - e muito mais organizado, porque montou há alguns anos uma estrutura profissional fortíssima. O ideal seria que as outras escolas melhorassem suas estruturas, mas também que os jurados, incentivados pela Liga, tivessem um olhar mais generoso para aspectos como criatividade, ousadia, leveza, pois, se isto não acontecer, a Beija-Flor continuará hegêmonica. Mas ressalto que acho o bicampeonato justo. Já o tri de 2003/04/05 não achei justo.

(05:37:34) leo bahia: qual fator que pesa mais na hora da votação ?

(05:39:42) alencar: Caro leo bahia, aqui em SP houve um sorteio no dia anterior à apuração para definir qual quesito teria maior peso (por ser critério de desempate). Em 2008, foi a nota de harmonia que acabou tendo maior importância para a definição do título.

(05:39:45) Duda: Me tire uma dúvida: a Vai Vai é a maior campeã do carnaval de São Paulo com quantos títulos?? E quais outras escolas com grandes títulos??

(05:41:44) alencar: Cara Duda, a Vai Vai é sim a maior campeã do carnaval de São Paulo, salvo engano com 13 títulos (contando já este de 2008). Não tenho a lista de cabeça, mas entre outras escolas com vários títulos estão Rosas de Ouro, Camisa e, da última década para cá, Gaviões, por exemplo.

(05:40:03) GERO: Boa tarde! Vocês acham que o carnaval do Rio está perdendo espaço para o carnaval da Bahia? O que vocês pensam sobre o argumento de que no carnaval da Bahia o público não é só espectador, mas também agente participativo, enquanto no Rio é apenas um espetáculo com pouca participação popular?

(05:42:47) luiz f. vianna: Gero, o Carnaval popular, de rua, vem se recuperando incrivelmente no Rio. Os blocos estão cada vez mais cheios e animados. Não são que nem os da Bahia, mas nem é preciso. Já as escolas de samba ainda têm uma razoável participação popular. Na Beija-Flor, por exemplo, 3.000 das pessoas que desfilam são de Nilópolis e ganham fantasias, pois não têm dinheiro para pagar. Já na arquibancada está cada vez mais difícil encontrar aquele espectador que não apenas vê, mas canta, participa, pois vibra com aquilo. Como o ingresso é muito caro, o público é outro. Seria bom ter mais espaço para ingressos populares.

(05:42:00) anjinha da guarda: queria saber o que vc v achou do carnaval esse ano se foi melhor que os outros

(05:44:12) alencar: Cara anjinha da guarda, acho que em algumas coisas foram melhores, como fantasias. Mas não nos enredos. Em 2008 havia muitos temas fracos dos desfiles (como os do sorvete) ou repetitivos (como a glória econômica de SP). Ou seja, faltou criatividade.

(05:43:48) sambeiro: luiz, vc nao acha que um momento tao magico que e o desfile , nao poderia ser mais irradiado pela cidade , em mais pontos alem do sambodromo?

(05:46:00) luiz f. vianna: sambeiro, se você fala em as escolas saírem nas ruas, em outros pontos da cidade, a idéia é ótima, mas difícil de viabilizar integralmente. Aquela estrutura de 4.000 fantasias e oito alegorias é montada para um ou dois desfiles, não dá para ser mais. Só que tem havido ensaios técnicos gratuitos no sambódromo e alguns ensaios nas ruas. Se isso acontecer ainda mais, melhor para o público.

(05:44:23) adriano: quais são os pré-requisitos para se tornar um jurado de carnaval?Porque nem todos os jurados são excelências no assunto, ou são?

(05:45:59) alencar: Caro adriano, a idéia é que os jurados sejam especialistas com uma experiência consolidada em cada um dos temas que vão julgar. Mas não são raros os rumores não só de despreparo, mas principalmente de ingerência política das escolas para barrar ou indicar determinados nomes.

(05:46:20) Alex: A classificação ruim da unidos do viradouro mostra que o carnavalesco Paulo Barros precisa repensar sua maneira de escolher e desenvolver um enredo?

(05:48:36) luiz f. vianna: Alex, acho que o Paulo Barros poderia ser tão visualmente ousado com enredos melhores, mais bem costurados. O deste ano, "É de arrepiar!", era frouxo, juntando qualquer coisa que "arrepiasse" (medo, frio, música etc.). Mas também acho que os jurados deveriam olhar com mais simpatia a ousadia de Barros e o sopro de criatividade que ele trouxe para o Carnaval carioca.

(05:46:41) boy: quais escolas subiram para o grupo especial de 2009?

(05:49:22) alencar: Caro Boy, subiram Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera. É uma boa notícia, porque são duas escolas tradicionais e conhecidas pelo bom samba. O Jamelão, por exemplo, tem um vínculo histórico com a Peruche. A Leandro só deu uma deslizada tempos atrás por se envolver com política (e até misturar isso no seu enredo).

(05:48:56) adriano: Será que por sempre entrar como favoirita, os jurados já não olham a beija flor com outros olhos. Sou Beija flor desde pequeno e sempre ouço dizer que ela é grande favorita...Como pode?

(05:51:11) luiz f. vianna: adriano, é possível que os jurados tenham uma propensão a dar 10 para a Beija-Flor, sim. Mas isto também está ligado ao rigor técnico da escola, que erra muito boa e desfila com empolgação e apuro visual. Ainda assim, ela poderia perder mais pontos do que tem perdido. E vale lembrar que a Beija-Flor ficou 14 anos (84 a 97) sem ganhar. Então, não é impossível.

(05:49:24) Duda: Existem projetos de construção da cidaade de Samba em São Paulo como no Rio de Janeiro. Isso melhoraria a organização do carnaval paulista?

(05:51:17) alencar: Cara Duda, existe sim um projeto, cuja promessa é repetida há anos pela prefeitura (e voltou a ser prometida semanas atrás pelo Kassab). Sim, melhoraria a organização do carnaval. Mas não é só isso que precisa ser levado em conta, já que há outros setores carentes de investimento pela prefeitura.

(05:51:37) CARNAVAL_2008: Boa Tarde Alencar! Vc achou a nota de 9,75 justa para a bateria do vai vai?

(05:55:40) alencar: Caro CARNAVAL_2008, a bateria da Vai-Vai esteve excelente. Mas só quem julgou pode explicar a razão _às vezes convincente.

(05:51:40) Eduardo 36: Porque a Portela sempre fica beirando entre o quinto e oitavo lugares e não se destaca mais , será que estamos muito tradicionalistas , deixando de lado a vanguarda do carnaval , ou ainda não estamos com a criatividade a flor da pele ?

(05:53:40) luiz f. vianna: Eduardo 36, a Portela ficou muito desorganizada e desfilando com enredos ruins do final dos anos 90 para cá. Mas já melhorou neste ano, tanto que ficou em quarto. Tomara que isto sirva como estímulo para ela voltar ao lugar que merece. Mais de 20 anos sem título é um absurdo.

(05:54:16) MOCIDADE RJ: BOA TARDE, sabemos que a Modidade Ind. recebeu 5 estandartes de ouro inclusive no quesito conissão de frente.Isso não influenciaria em notas superiores as outras escolas visto que houve agremiações com notas superiores as da Mocidade.Essa premiação enterfere ou naum nas notas?

(05:56:06) luiz f. vianna: Mocidade RJ, o Estandarte não interfere, porque os jurados dão as notas no final do desfile, sem saber quem o júri do Estandarte escolherá. Mas, no caso da comissão de frente da Mocidade, surpreenderam as notas dos jurados, porque a impressão deixada na avenida foi muito boa.

(05:55:43) Duda: Vc acredita que as escolas ligadas a times de futebol acabam sendo prejudicadas na apuração dos jurados?

(05:57:43) alencar: Cara Duda, acredito que neste ano não, os resultados foram compatíveis com os desfiles da Mancha e da Gaviões. Mas em anos anteriores realmente havia uma pressão de algumas escolas para a retirada da disputa do título das que eram ligadas a times de futebol _e toda pressão pode influenciar as notas, ainda que indiretamente.

(05:56:24) Duda: A Beija-Flor, apesar de sempre muito bonita e luxuosa, não anda muito repetitiva quanto aos temas de seu carnaval, sempre voltados à região Norte?

(05:57:36) luiz f. vianna: Duda, a sua observação é boa, porque houve o enredo sobre Amazonas há pouco tempo. Mas também houve um sobre o Rio Grande do Sul. Na verdade, acho que a escola optou por essa linha de contemplar estados para buscar patrocínios e "ajudar" o Anísio a pagar aquele carnaval luxuoso.

(05:57:56) Emanuelle: A escola vencedora tem como presidente um bicheiro. Por que isso não é um problema? Naõ deveria ser?

(05:59:30) luiz f. vianna: Emanuelle, desde os anos 50 samba e contravenção andam juntas. Para os bicheiros, é uma forma de ganhar status e, possivelmente, de lavar dinheiro. É problema neste sentido, no aspecto criminal. Mas é uma tradição antiga, difícil de mudar.

(05:57:58) Salgueirense: Vc não acha o regulamento deste ano em SP muito injusto? Como as notas descartadas servem para desempate? Ou se descarta ou se leva em conta, pô!

(06:01:05) alencar: Cara Salgueirense, acho que a regra é constestável, mas não necessariamente injusta. Em tese, ao eliminar a nota mais baixa e a mais alta, busca-se um equilíbrio, de forma a evitar que um jurado mal intencionado prejudique alguém. Por outro lado, se essas notas não fossem levadas em conta na hora do resultado, teríamos grandes possibilidade de empate de várias escolas _algo que até tiraria a graça da disputa.

(05:59:33) adriano: Escolas de baixo poder aquisitivo tendem a receber notas baixas mesmo? Porque este ano a Império Serrano subiu, mas ela sempre sobe e desce por não aguentar a pressão das outras?

(06:01:01) luiz f. vianna: As escolas que sobem para o Grupo Especial normalmente sofrem para se adaptar a uma estrutura maior (alegorias, fantasias, tudo é mais caro) e tendem a descer de novo. Se não houver dinheiro, o negócio é apostar em muita criatividade, idéias diferentes, porque no luxo não dá para disputar com Beija-Flor e algumas outras.

(06:01:26) luiz f. vianna: Caros, muito obrigado pela participação. Foi um prazer.

(06:01:47) alencar: Caros e caras, agradeço pelas perguntas. Satisfações

(06:01:54) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alencar Izidoro e Luiz Vianna e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página