Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2000 - 00h21

Secretário diz que água só dura por mais 49 dias nas zonas sul e sudoeste de SP

Publicidade

do Agora São Paulo

Antônio Carlos Mendes Thame, secretário de Recursos Hídricos, afirmou nesta segunda-feira (3) que São Paulo só terá abastecimento de água nas zonasa sul e sudoeste por mais 49 dias. O secretário teria feito a conta considerando-se que o reservatório de Guarapiranga perde cerca de 1% de sua capacidade a cada três dias.

Hoje, a represa estava com 31,2% de sua capacidade. Segundo Thame, o nível da água pode chegar a até 15% do total sem que sua qualidade seja prejudicada.

Desta forma, se a região continuar sem chuvas, pode-se gastar ainda 16,2% da capacidade total, o suficiente para aproximadamente 49 dias, de acordo com as contas do secretário.

As regiões abastecidas pelo sistema Guarapiranga, do qual faz parte a represa, passam por racionamento há um mês. A Sabesp diz que a falta de chuvas é a principal causa do rodízio.

Moradores desta área, que inclui as regiões sul e sudoeste da capital, ficam dois dias com água e um dia sem.

Para manter o rodízio de água no atual esquema, o secretário conta com a inauguração de uma adutora, que vai permitir a transferência de água da represa Billings para a Guarapiranga.

Ele espera ver a obra inaugurada no dia 1º de setembro. Se a meta não for cumprida, segundo Thame, o rodízio terá que ser apertado.

Leia mais sobre o racionamento de água na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página