Publicidade

Cotidiano
05/03/2008 - 08h01

Relatório cobra providência do Brasil para fechar rota de drogas

Publicidade

da Folha Online

A Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, ligado à ONU) cobrou terça-feira (4) providências do Brasil para evitar a passagem da cocaína produzida por Peru, Colômbia e Bolívia pelo território nacional.

O Brasil é um dos países que fazem parte da chamada Rota Sul, pela qual é transportada parte da cocaína consumida na Europa. O itinerário começa nos três vizinhos e chega aos países do oeste da África, como Guiné Bissau e Cabo Verde, pelo Brasil. De lá, a droga é levada para a Europa.

Segundo o relatório, as autoridades de Guiné Bissau avaliam que 60% da cocaína que chega ao país passa pelo território nacional. O restante vai direto da Colômbia, ainda segundo a Jife. Do total de cocaína consumida pelos europeus, 25% é sul-americana.

A Jife ainda mostra preocupação em relação ao aumento do uso da rota. O relatório apurou que o uso da rota ocorre por navios, iates e aviões particulares --tipo de transporte que vem aumentando.

"Temos consciência de que nenhum país do mundo faz fronteira com os três maiores produtores de cocaína do mundo. Só o Brasil tem esse 'privilégio'", ironizou Paulo Roberto Uchôa, secretário nacional Anti-Drogas.

De acordo com a Polícia Federal, a quantidade de cocaína apreendida quase dobrou em todo o Brasil entre 2003 e 2007, aumentando de 9,3 toneladas para 16,4 toneladas.

Comentários dos leitores
Paulo Kosthy (12) 08/03/2008 20h04
Paulo Kosthy (12) 08/03/2008 20h04
DROGAS NO BRASIL É MAIS CULTURA QUE NOSSA PROPRIA HISTORIA.
FOI CONFIRMADO E É FATO QUE DROGA É O QUE GERA + RENDA NO MUNDO TODO.
QUE ADIANTA MEU FILHO NÃO USAR DROGA, MAS TODOS NA ESCOLA DELE USAM ?
POLÍCIA CIVIL E FEDERAL SÓ ATACAM TRAFICANTE
QUE NA VERDADE SÃO TESTA-DE-FERRO DE GENTE IMPORTANTE.
MILITARES E POLÍTICOS SEMPRE SAEM ILESOS
ESTÃO ENVOLVIDOS COM O TRÁFICO
MAS NUNCA FORAM PRESOS.
enquanto a policia continuar fazendo vista grossa, sera sempre isso, e cada vez mais.
droga é moda.
vejam as festas raves, são feitas por policias.
politicos não protegem nem cuidam do povo, e são os que mais roubam.
policia arrisca a vida dele e da familia, e vcs achão que eles não vão roubar também ?
me respondam.
2 opiniões
avalie fechar
sonia alice feldemaia (2) 07/03/2008 16h51
sonia alice feldemaia (2) 07/03/2008 16h51
CURITIBA / PR
Não é de se estranhar o resultado desta pesquisa, pois numa sociedade competitiva, consumista, individualista e que tudo faz para estimular estes valores estes dados são recorrentes.
Enquanto não houver uma adesão comprometida de nossas lideranças com a implementação de políticas públicas para o enfrentamento às drogas que a SENAD( Secretaria Nacional Antidrogas), o Ministério da Saúde e os órgão estaduais têm proposto e que induzam a valores mais consistentes, teremos o aumento do uso de substâncias psicoativas para fazer frente a estas demandas da própria sociedade.
Sonia Alice Felde Maia
Coordenadora Estadual Antidrogas do Paraná
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca