Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2008 - 16h48

PF prende seis por tráfico internacional de mulheres em MT e GO

Publicidade

da Folha Online

Seis pessoas suspeitas de participar de um esquema de aliciamento e tráfico de mulheres foram presas ontem em Goiás e Mato Grosso ontem (4). Entre os suspeitos estava um cidadão espanhol que foi detido dentro de um avião que ia para Madri, com três novas vítimas.

As investigações começaram após denúncias de mulheres aliciadas e parentes, e foram conduzidas pela delegacia de Barra do Garças (MT) durante dez meses.

A PF descobriu que as mulheres eram recrutadas na cidade e nos municípios vizinhos, com a promessa de que ganhariam dinheiro fazendo programas em Madri. Os aliciadores convenciam todas a se desfazerem de seus bens e adiantavam valores necessários à retirada de passaportes, compra das passagens aéreas e outras despesas de viagem

De acordo com a PF, uma das formas de seleção era a internet. As mulheres colocavam suas fotos no Orkut, para serem avaliadas por membros da quadrilha e escolhidas pela beleza.

Quando chegavam na Espanha, no entanto, as brasileiras eram submetidas a uma situação de semi-escravidão: tinham seus passaportes retidos pelos donos das boates em que trabalhavam e eram obrigadas a fazer programas para custear sua alimentação, estadia e viagem.

Algumas conseguiram escapar e voltar para o Brasil. Outras sequer chegaram a ingressar na Espanha, mas foram deportadas, mas a maioria continua em Madri.

Quatro prisões ocorreram em Barra do Garças, entre eles uma agente de turismo que emitia as passagens. O espanhol foi preso no aeroporto de Goiânia. Todos vão responder por tráfico internacional de pessoas e formação de quadrilha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página