Publicidade

Cotidiano
06/03/2008 - 09h01

Com 165 km de vias congestionadas, SP tem novo recorde de lentidão

Publicidade

da Folha Online

O motorista enfrenta na manhã desta quinta-feira novo recorde de congestionamento em São Paulo. Às 9h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 165 km de vias congestionadas. Desde a semana passada, é a quinta vez que a cidade registra o maior índice de congestionamento do ano no período da manhã.

Os problemas de hoje foram atribuídos ao excesso de veículos e a pequenos acidentes. São Paulo atingiu recentemente a marca de 6 milhões de veículos. Com isso, a cidade passa a ter cerca de 2,4 habitantes por carro --número semelhante, por exemplo, ao de Paris (2,3).

Por volta das 9h, as vias com maiores trechos de lentidão eram as marginais Tietê e Pinheiros, a avenida dos Bandeirantes, a Radial Leste, o corredor norte-sul e a avenida Salim Farah Maluf.

Trânsito parado

Antes, o maior congestionamento do ano no período da manhã havia sido registrado na terça-feira (4), com 155 km de lentidão às 9h30. Na ocasião, um apagão na zona sul, que afetou semáforos, contribuiu para aumentar o índice de congestionamento.

Na segunda (3), a cidade tinha 149 km de lentidão às 9h. Os problemas foram atribuídos ao excesso de veículos e a acidentes ocorridos sobre o viaduto General Milton Tavares de Souza, no sentido Castello Branco, e perto da ponte Cidade Universitária, no sentido Interlagos da marginal Pinheiros.

A lentidão de segunda-feira superou a marca de 146 km da última sexta-feira e de 141 km da terça da semana passada --em ambos os casos, também agravada por veículos quebrados e acidentes.

O recorde histórico de engarrafamentos pela manhã é de 2004 --com 191 km, agravados pela chuva. Na época, a área monitorada pela CET era de 557 km, contra atuais 845 km.

Com Folha de S.Paulo

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca