Publicidade

Cotidiano
07/03/2008 - 13h42

Embaixador espanhol nega maus-tratos a brasileiros barrados em Madri

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, se colocou à disposição da Comissão de Relações Exteriores do Senado para prestar esclarecimentos sobre os brasileiros que vêm sendo barrados ao ingressarem no país. Em resposta ao convite do presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Peidró disse que poderá se encontrar com o parlamentar na semana que vem para discutir o caso.

"Eu pedi que tenhamos uma conversa na terça ou quarta-feira. Vamos acertar o dia e o local. A imagem do Brasil fica abalada no exterior. A situação tem que se resolver de maneira equilibrada", defendeu Heráclito.

Fernando Bizerra Jr./27.fev.2008/Efe
O embaixador espanhol, Ricardo Peidró, negou maus-tratos no aeroporto de Madri
O embaixador espanhol, Ricardo Peidró, negou maus-tratos no aeroporto de Madri

Na carta encaminhada ao senador, o embaixador nega que os brasileiros estejam sendo vítimas de maus-tratos pela imigração espanhola. "Os estrangeiros não admitidos não estão, de modo algum, em situação de detenção ou de prisão. São completamente livres para sair do país a qualquer momento. A espera se produz unicamente pela falta de lugares disponíveis em vôos de regresso ao aeroporto de origem", afirma.

O embaixador afirma que "nada impede" que os brasileiros procurem vôos para outros destinos da Europa caso não desejem regressar ao Brasil. "As salas de espera para estrangeiros não admitidos são amplas, bem iluminadas, possuem ar condicionado, telefone. Os viajantes dispõem de refeições, assistências medica, social e jurídica gratuita", diz o embaixador na carta.

Peidró afirma que os brasileiros barrados na imigração espanhola não tinham em mãos os documentos necessários para ingressarem no país. Segundo o embaixador, a Espanha segue determinações internacionais para cobrar a documentação exigida pelo país de cidadãos estrangeiros que vão permanecer pouco tempo na Espanha.

"A não admissão de cidadãos brasileiros não é violação de nenhum direito reconhecido pela comunidade internacional, pela Espanha ou pelo Brasil", disse.

Agência Senado
O senador Heráclito Fortes, que deve se reunir com o embaixador espanhol
O senador Heráclito Fortes, que deve se reunir com o embaixador espanhol

O embaixador admite que é grande o número de cidadãos brasileiros cuja entrada na Espanha é impedida em conseqüência de também serem muitos os brasileiros que vão para lá, além de permanecerem por pouco tempo no país.

Estudante

O embaixador lamentou o incidente envolvendo a estudante da USP (Universidade de São Paulo) Patrícia Camargo Magalhães --barrada supostamente por "falta de documentação" na imigração espanhola-- mas sustenta que ela não tinha em mãos a documentação necessária.

"Sem sombra de dúvida, era um viajante de boa fé e não foi admitida, o que é profundamente lamentável. Mas não portava documentação que justificasse o motivo e a viabilidade de sua viagem", diz ele.

Peidró nega que, ao contrário da versão apresentada pela estudante, a sala em que Patrícia ficou retida fosse incômoda. "A sala em que ela permaneceu tem capacidade para 102 pessoas. Em momento algum de sua estadia esteve ocupada por mais de 82 pessoas", afirmou.

Além de convidar o embaixador para esclarecer as acusações, a Comissão de Relações Exteriores do Senado também convidou Patrícia Magalhães para fazer um relato do episódio --o que deve ocorrer na semana que vem.

Críticas

Heráclito criticou a atuação da embaixada brasileira em Madri, apesar de concordar que a situação seja solucionada por meio do diálogo. "Eu estranho a pouca ação da nossa embaixada. Isso é uma função consular. Mas acho que a atuação do secretário-executivo do Itamarary [Samuel Pinheiro] foi suficiente. Essas coisas têm que ser resolvidas na diplomacia", afirmou.

O senador também disse não acreditar que o episódio ocorrido nesta quinta-feira, em que sete espanhóis foram impedidos de ingressar no Brasil, tenha sido retaliação ao comportamento espanhol. "Eu quero crer que houve coincidência oportuna. Não creio que tenha sido nada premeditado. Mas serviu para abrir os olhos do governo espanhol", afirmou Heráclito.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca