Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2001 - 12h34

Câmara vota projeto que pune detentos envolvidos em rebelião

Publicidade

da Folha Online

Presos que cometerem faltas graves, como participação em rebeliões e fugas, podem ser punidos com um novo regime de prisão. A proposta, que está pronta para ser votada em plenário hoje, na Câmara federal, restringe visitas aos detentos e aumenta o tempo de permanência nas celas. O objetivo é combater a violência nos presídios.

O projeto de lei 5073-A/01, do Poder Executivo, cria regime disciplinar diferenciado para presos em regime fechado que cometam falta grave, como violência contra funcionários e outros presos, ou que participem de rebeliões.

Também transfere para as secretarias da Segurança Pública dos Estados o poder de decidir sobre remanejamento de presos, o que hoje é competência exclusiva do Poder Judiciário.

A proposta restringe, ainda, as operações de deslocamento de presos para tomada de depoimentos. Sempre que possível, o interrogatório será no próprio presídio.

Segundo o deputado Moroni Torgan (PFL-CE), o projeto é um avanço, mas pode ser aperfeiçoado para evitar abusos contra os detentos.

  • Com Agência Câmara

    Leia mais   sobre presídios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página