Cotidiano
10/03/2008 - 08h35

Ausência de passagem de volta causou repatriação de italiano e espanhóis em Salvador

da Folha Online

A ausência de passagem de volta para os seus países de origem provocou a repatriação de um italiano e de cinco espanhóis que desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador (BA), na noite de sábado (8), segundo a Polícia Federal.

Os passageiros haviam desembarcado por volta das 21h30 em um vôo da Air Europa saído de Madri (Espanha). Sem demonstrar a passagem de volta, eles tiveram de voltar para Madri na mesma aeronave da companhia, por volta das 23h30.

Segundo o agente especial do setor de imigração da Polícia Federal no aeroporto de Salvador, Francisco Miguel Gonçalves, além de não portarem passagens de retorno, três dos espanhóis e o italiano não portavam valores suficientes para permanecerem no território brasileiro.

Outros dois espanhóis, entretanto, vieram na primeira classe do vôo da Air Europa, comprovaram reserva em hotel cinco estrelas em Salvador e se ofereceram para comprar a passagem no terminal, o que não foi permitido pela PF. "Eles [os passageiros] não cumpriam os requisitos", afirmou Gonçalves.

Rusgas

Brasil e Espanha vivem um mal-estar causado, originalmente, pela política de imigração espanhola. Todos os dias, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar no país e são mantidos nos aeroportos, à espera da repatriação.

Na quarta-feira (5), dois jovens mestrandos brasileiros que participariam de um congresso de ciências sociais em Lisboa (Portugal) ficaram retidos no aeroporto de Madri (Espanha), onde o vôo --da Iberia-- fazia uma escala. O caso teve repercussão devido ao tratamento que eles dizem ter recebido no aeroporto --teriam ficado horas impedidos de se alimentar ou telefonar.

Um dia depois, na noite de quinta (6), a PF do aeroporto de Salvador repatriou um grupo de espanhóis, em um ato interpretado como uma retaliação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval à decisão do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, de repatriar os espanhóis.

No entanto, para não entrar em confronto com a Espanha, Planalto, PF e Itamaraty afirmam que a repatriação dos espanhóis é conseqüência da decisão do governo de aumentar o rigor na fiscalização da entrada de estrangeiros no Brasil. Para as repatriações de sexta-feira, os motivos foram "falta de comprovação de meios de subsistência no Brasil".

O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que o presidente Lula quer entrar em contato com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, nesta semana, para discutir a questão.

Comentários dos leitores
RENATO BONI (1) 06/07/2008 07h24
RENATO BONI (1) 06/07/2008 07h24
Me chamo RENATO BONI sou brasileiro moro na ITALIA e tenho cidadania italiana ja fui deportado da FRANçA quando nao tinha documento europeu e sei como tratao os brasileiros na europa,porem penso que a culpa maior sao das pròprias autoridades brasileiras no exterior que preferem se ocultar que ajudar seus compatriòtas,falo porque quando estava preso na frança liguei para o consulado brasileiro de la e simplismente me disseram que nao podiam fazer nada. sem opinião
avalie fechar
Aldo Pscheidt (6) 30/04/2008 10h52
Aldo Pscheidt (6) 30/04/2008 10h52
Engraçado terem citado a "coragem" do Lula, não preciso lembrar o quão humilhado o Brasil foi pelas republiquetas que nos cercam. Nossos "hermanos" fazem tudo que querem, e nós fazemos tudo que eles querem. São estes os méritos de Lula? 26 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1450) 26/04/2008 00h07
Carlos Lobitsky (1450) 26/04/2008 00h07
SAO PAULO / SP
É nossa chancelaria é porreta.
Acabou a crise entre Brasil e Espanha.
Bastou LULA pisar forte e os ESPANHOIS FICARAM QUIETINHOS, QUIETINHOS.
Porque sera que só Itamar com os portugueses e LULA com os Espanhois, ingleses e americanos, é que possuem CARATER E FORÇA PARA BARRAR?
E por falar em Barrar, quem é que FHC barrou?
Ninguem.
Será que éra por medo de sempre estar precisando de dinheiro, e poderia ter um "puxão de orelhas", não barrava nada, e deixava os brasileiros numa sinuca de bico lá fora?
Pelo que sei Consul não saia do Consulado por não ter dinheiro para a gasolina do carro, e não tinha telefone pois fora cortado por falta de PAGAMENTO, êta FHC.
Depois posa de Rainha da Inglaterra.
Parabens LULA, mostrou que nós brasileiros existimos e estamos podendo, as contas dos Consulados e Embaixadas, estão todas em dia, voltamos a ser considerados sérios.
LULA Merece meu voto.
96 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1049)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca