Tarso nega atrito entre Brasil e Espanha e defende fiscalização sobre estrangeiros
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou nesta segunda-feira a existência de uma crise no relacionamento entre Brasil e Espanha, após casos de passageiros barrados em aeroportos. No entanto, ele defendeu que os brasileiros tenham o mesmo tratamento "digno" que os espanhóis recebem quando chegam ao Brasil.
"Temos queixas duras dos brasileiros do tratamento que [eles] recebem da polícia [espanhola]", disse o ministro.
Tarso negou que o Brasil tenha a intenção de retaliar a Espanha, impedindo a entrada de espanhóis no país. O ministro, entretanto, defendeu que a Polícia Federal amplie a fiscalização de estrangeiros que chegam ao país.
"Não haverá da Polícia Federal e do Ministério da Justiça nenhum abuso. Esse trabalho é sempre feito por amostragem. E você pode aumentar essa amostragem para que as negociações ocorram de maneira tranqüila. Não se trata de ter nenhum tratamento em relação aos espanhóis, mas que a fiscalização seja mais rigorosa em relação a todos os países", afirmou o ministro.
Segundo ele, as relações entre os dois países "tendem a se adaptar" uma vez que cada país tem autonomia para aplicar de maneira soberana a sua legislação. "Não virou cabo de guerra. Se for necessário que essa legislação seja olhada com lupa, isso será feito", disse.
Rusgas
Brasil e Espanha vivem um mal-estar causado, originalmente, pela política de imigração espanhola. Todos os dias, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar no país e são mantidos nos aeroportos, à espera da repatriação.
Na quarta-feira (5), dois jovens mestrandos brasileiros que participariam de um congresso de ciências sociais em Lisboa (Portugal) ficaram retidos no aeroporto de Madri (Espanha), onde o vôo --da Iberia-- fazia uma escala. O caso teve repercussão devido ao tratamento que eles dizem ter recebido no aeroporto --teriam ficado horas impedidos de se alimentar ou telefonar.
Um dia depois, na noite de quinta (6), a PF do aeroporto de Salvador repatriou um grupo de espanhóis, em um ato interpretado como uma retaliação.
O setor de imigração da PF no aeroporto internacional de Salvador, na Bahia, deportou mais seis estrangeiros --cinco espanhóis e um italiano-- na noite de sábado. Os passageiros haviam desembarcado por volta das 21h30 em um vôo da Air Europa saído de Madri (Espanha). Sem demonstrar a passagem de volta, eles tiveram de voltar para Madri na mesma aeronave da companhia, por volta das 23h30.
Zapatero
Tarso felicitou o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, pela sua reeleição. Para o ministro, a vitória de Zapatero é positiva para as relações entre os dois países.
Leia mais
- Erramos: Tarso nega atrito e defende fiscalização sobre estrangeiros
- Blog do Josias: PF barra mais 6 passageiros procedentes da Espanha
- Argentina diz que também sofreu humilhação ao ser barrada no Brasil
- Com eleição na Espanha, brasileiros perdem
- Garcia diz que Brasil aplicou regra da reciprocidade com espanhóis
- Leia relatos de brasileiros impedidos de entrar em outros países
- Saiba quais são os requisitos exigidos para entrar na Espanha
Especial


carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
avalie fechar
avalie fechar
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
avalie fechar