Publicidade

Cotidiano
11/03/2008 - 08h00

Espanha dá pouco destaque a mal-estar com Brasil, diz professor

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O professor do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), Carlos Muñiz Muriel, 32, nascido em Salamanca (Espanha), afirma que o mal-estar que há entre Brasil e Espanha nos últimos dias devido às recentes repatriações de brasileiros no aeroporto de Barajas, em Madri, teve pouca repercussão naquele país.

Arquivo pessoal
O pesquisador Carlos Muñiz Muriel
O pesquisador Carlos Muñiz Muriel

"Os meios de comunicação, ultimamente, estavam focados nas eleições [realizadas domingo]. Sobre o problema em si, há muito desconhecimento. Eu mesmo só tive contato quando ouvi um funcionário do Consulado da Espanha em Monterrey informar mexicano que ele precisava de carta-convite, reserva em hotel e dinheiro para ir à Espanha."

Muriel afirma que a rejeição aos imigrantes tem aumentado nos últimos anos, principalmente nas grandes cidades espanholas, como Madri e Barcelona, devido à falsa noção de que eles representam uma ameaça econômica e política. "Usa-se cada vez mais termos depreciativos como 'sudacas' para se referir aos latinoamericanos."

Para Muriel, o rigor em relação à entrada de imigrantes tem aumentado porque o governo teme que países como o Brasil entrem para o rol dos principais "exportadores" de pessoas --como Equador, Colômbia e Peru. Ele critica o improviso no trato a esses estrangeiros e diagnostica que o imbróglio pode acabar manchando a imagem da Espanha "que, não esqueçamos, vive do turismo".

O pesquisador ressalta que estudos recentes mostram que, entre os espanhóis, a imagem dos latinoamericanos --exceto por equatorianos e colombianos-- é melhor que a dos cidadãos do Leste Europeu e da África. Ele diz acreditar que, em popularidade, o Brasil perde apenas para México, Cuba e Argentina.

"No geral, os latinoamericanos e os europeus ocidentais têm a simpatia do povo espanhol devido à proximidade cultural, por parte dos latinoamericanos, e à proximidade econômica e geográfica, por parte dos europeus."

Muriel se tornou doutor em comunicação audiovisual e publicidade pela Universidade de Salamanca com a tese "Enquadros noticiosos e imigração: da análise dos conteúdos ao estudo dos efeitos midiáticos", pela Universidade de Salamanca, em 2007.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
sem opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1466) 24/09/2008 19h19
M Mig (1466) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca