Responsável por morro da Providência no Rio diz que tráfico está enfraquecido
LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio
O comandante do GPAE (Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais) da Polícia Militar no morro da Providência, na Gamboa (zona portuária do Rio), capitão Leonardo Zuma, afirmou que o tráfico de drogas da favela vem sendo combatido, mas argumentou que o movimento criminoso local está muito enfraquecido, o que torna desnecessárias operações policiais na área. A comunidade está ocupada há quase três meses pelos militares para a realização de reformas em casas da população de baixa renda.
"É difícil dizer que o tráfico de drogas em um morro que fica na beira da Central do Brasil, onde tem muito movimento para diversos pontos da cidade, vai zerar totalmente. Mas a lucratividade do tráfico caiu muito aqui. O que sabemos, através de informantes e denúncias, é que eles estão atuando no chamado "estica' --vendem um pouco na Central, depois voltam, pegam mais um pouco, e assim vai", afirmou Zuma. "
Os chefes do tráfico da Providência saíram da favela, segundo o capitão, e houve também esvaziamento da circulação de armamento pesado.
"A ostensividade do tráfico armado praticamente zerou. Acontecem pontualmente trocas de tiros. Mas geralmente os criminosos estão com armamentos como revólver e pistola. Nunca mais achamos fuzis", disse o capitão.
O capitão afirmou ainda que há hoje um bom relacionamento com os moradores do morro, que antes tinham medo de falar com os policiais, segundo ele. "A presença do Exército facilitou a relação dos moradores com a polícia militar. Isso tem nos ajudado muito. Eventualmente, quando o Exército for embora, nossa aproximação vai continuar".
Contradição
Nesta terça-feira o Exército admitiu pela primeira vez que o tráfico ainda opera no morro Providência. Em 18 de fevereiro, o Comando Militar do Leste levou a imprensa à favela para anunciar publicamente que havia expulsado os traficantes.
Em entrevista à Folha Online, o general Rui Monarca da Silveira, comandante da ação na Providência, afirmou que, apesar de não estarem ostensivamente atuando, criminosos vendem drogas a menos de 50 metros de onde soldados patrulham.
Leia mais
- Exército admite que tráfico ainda atua em morro ocupado por militares no Rio
- Exército ocupa morro para reforma de moradias e escolas no Rio
- Jornalista explica com detalhes como funciona o narcotráfico
Especial


Iure et facto, O GENERALÍSSIMO - victormagnobrasil@bol.com.br
avalie fechar
Por essa razão, abomino o PT,( e pensar que fui um admirador desse partido ), a antiga freirinha pudorada (ao menos parecia) e que agora mostrou sua verdadeira face, mostrou qual é sua verdadeira "ética", mas admiro os programas sociais e corajosos do Presidente Lula.
Não acredito em religiões, mas admiro o trabalho social do sr. Crivella, porque realmente ele sabe o que faz. E gostaria que os criticos das politicas sociais não ficassem apenas como papagaios repetindo aquilo que não entendem. Vão estudar economia, mas mudem o foco, priorizando o homem e não o capital. E se voce nunca passou fome na vida, voce não esta apto para falar contra politicas sociais. Parabens ao presidente Lula e ao senador Crivella.
Um país só cresce com distribuição de renda e consumo.
O resto é bullshit que o FMI enfia goela abaixo dos serviçais, dos mais fracos, e dos papagaios.
avalie fechar
avalie fechar