Publicidade

Cotidiano
19/03/2008 - 17h09

Lula diz que crise imigratória com Espanha é grave, mas será resolvida

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a crise migratória entre a Espanha e o Brasil é grave, mas que está sendo resolvida diretamente com o governo espanhol.

Lula recebeu hoje o presidente da Comissão Européia, o português José Manuel Durão Barroso, mas disse que prefere tratar diretamente com o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero.

"A questão da imigração nós já estamos tratando com a Espanha. O presidente Durão Barroso nos ajudou muito quando tivemos problemas [na imigração] em Portugal. Agora temos que tratar diretamente com a Espanha, porque é outro problema e está mais grave. O Celso Amorim [Relações Exteriores] já está tratando disso. E como somos amigos, tenho certeza que espanhóis têm pelo Brasil a mesma admiração que a gente tem pela Espanha. Somos amigos pessoais do Zapatero. Acho que essas coisas vão ser resolvidas logo", afirmou Lula.

Ação

O Ministério Público Federal em Guarulhos, na Grande São Paulo, entrou ontem (18) com uma ação civil pública, com pedido de liminar (decisão provisória), para que a Justiça Federal determine a aplicação do princípio jurídico da reciprocidade no controle da entrada de cidadãos espanhóis no Brasil.

O resultado da ação se estenderia para todo o país --portos e aeroportos. Caso a Justiça conceda a liminar, serão aplicados os mesmos requisitos que atualmente são exigidos pela Espanha para a entrada de brasileiros naquele país.

De acordo com o procurador da República Matheus Baraldi Magnani, autor da ação, não se trata de retaliação, mas de reciprocidade. O órgão pede, além de maior rigor na fiscalização da entrada de espanhóis, que o tratamento seja uniforme em todos os portos e aeroportos brasileiros.

Magnani defende que somente com as exigências aos espanhóis --com comprovações proporcionais às exigidas por eles dos brasileiros na Espanha e repatriando visitantes daquele país que não comprovem tais requisitos--, o Brasil poderá frear a investida discriminatória dos espanhóis contra brasileiros.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca