Governador do Rio atribui epidemia de dengue à falta de trabalho preventivo
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
O governador Sérgio Cabral (PMDB) atribuiu nesta terça-feira a epidemia de dengue no Rio à falta do trabalho de prevenção nos municípios do Estado. Desde o começo do ano, 48 pessoas morreram em conseqüência da doença no Estado.
Segundo ele, nas cidades onde o programa Saúde da Família --feito em parceria com o governo federal-- foi realizado de modo constante, a incidência da doença é menor que em outras localidades.
"É um trabalho de formiguinha que os municípios têm que fazer o ano inteiro", afirmou o governador, citando como exemplos Niterói (região metropolitana) e Piraí (interior), onde, de acordo com o governador, não há registros de mortes em decorrência da dengue.
Cabral afirmou que a rede de atendimento estadual está saturada devido ao aumento do número de casos da doença. Por isso, destacou a importância das tendas de hidratação que foram instaladas ontem (24).
De acordo com o governador, há 300 pontos de hidratação no Estado e novas vagas serão abertas nos próximos dias.
Cabral disse ainda que há mais de 13 anos o Rio de Janeiro passa por seguidas crises com a dengue, em maior ou menor escala. Por isso, evitou avaliar se as ações emergenciais foram feitas cedo ou tarde demais. Entre as medidas adotadas estão a contratação de 300 agentes para operar equipamentos de fumacê (fumaça tóxica ao mosquito) e a criação de um cartão para registrar o atendimento de pacientes com dengue.
"Não vamos ficar chorando o leite derramado. Temos que trabalhar. A população está sofrendo e precisa de assistência. Não adianta ficar buscando culpado neste momento".
Leia mais
- Site dos bombeiros do Rio ironiza mosquito da dengue
- Temporão volta a criticar Cesar Maia e anuncia reforços no combate à dengue
- Governo do Rio inaugura tendas de hidratação para pessoas com dengue
- Pacientes com dengue terão registro de consultas em cartão no Rio
- Blog do Josias: Sob Lula, dengue matou mais do que no ciclo FHC
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar