Prefeitura de São Paulo estuda aumento do rodízio em uma hora
RENATO SANTIAGO
da Folha Online
O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, afirmou nesta terça-feira que o governo estuda a ampliação em uma hora do horário do rodízio de veículos na cidade. Diariamente, são proibidos de circular no centro expandido parte dos veículos, de acordo com a placa, nos horários de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Na próxima terça-feira, segundo Moraes, a secretaria entrega ao prefeito, Gilberto Kassab (DEM), estudos que ele mesmo encomendou para avaliar a viabilidade do aumento na restrição.
No início do ano passado, Kassab havia afirmado que alterar o rodízio municipal de veículos "não está em consideração". No entanto, em meio a sucessivos recordes de lentidão e à implantação de um pacote de medidas anticongestionamento que não mudou os patamares de lentidão, o prefeito solicitou a avaliação da medida.
Para o secretário, a prefeitura não voltou atrás. "A administração [municipal] não reviu nenhuma posição. O que o prefeito vem falando e programando são questões de curto, médio e longo prazo", diz Moraes.
O aumento do rodízio em relação às placas --quatro finais diferentes ao dia, por exemplo--, isso sim está descartado, de acordo com o secretário. "Não é ampliação de dia de rodízio, isto está absolutamente descartado", afirmou.
Metrô
A medida a longo prazo citada pelo secretário é a destinação de verbas à expansão da malha do Metrô de São Paulo, que é administrado pelo governo estadual. A prefeitura anunciou hoje o investimento de "R$ 75 milhões para a realização de estudos básicos, executivos e funcionais para a construção da linha 6-laranja, que vai da Freguesia do Ó (zona norte) à estação São Joaquim, na região central, além da construção de mais três estações entre as futuras paradas Vila Prudente e Oratório, na zona leste.
Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o primeiro trecho terá dez estações (incluindo a São Joaquim, já existente) e a Higienópolis-Mackenzie, que já está sendo construída na linha 4-amarela.
Com Folha de S.Paulo
Leia mais
- Kassab anuncia investimento em nova linha de Metrô
- Folha Explica mostra a beleza caótica de São Paulo
- Guia de bolso mostra o que o Rio de Janeiro tem de melhor
Especial

