"Fiquei 2 dias com a roupa do corpo", diz aluna detida na Irlanda
BRENO COSTA
Colaboração para a Folha de S.Paulo
André São Pedro comungou na Sexta-Feira Santa. A igreja, contudo, era dentro da prisão Cloverhill, em Dublin. Os fiéis ao seu lado eram irlandeses presos por assassinato, tráfico e outros crimes.
"Estávamos expostos ao humor dos presos, e eles tentavam arrumar briga o tempo todo", contou por telefone, do apartamento que divide com a amiga Maria Dias em Portugal.
Maria e Thaís Tibiriçá, que mora na Espanha, não tinham idéia de onde André estava naquela sexta-feira. Nas 48 horas que passou preso, André não teve direito, segundo ele, a nenhuma ligação telefônica. Ao pedir por um telefonema, ele ouvia do responsável pela prisão, segundo seu relato: "Isso aqui não é imigração, é prisão".
As amigas estavam na cadeia Dochás Centre, a cerca de 11 km dali. Na entrada, dizem, tiraram toda a roupa para a revista de praxe. "Fiquei dois dias com a roupa do corpo. Tive de tomar banho de chinelo, porque o banheiro era intragável", relata Maria.
Maria e Thaís só conseguiram telefonar cerca de 24 horas depois de presas. Ligaram para os pais no Brasil. Eles avisaram a embaixada, que interveio para liberar os estudantes.
Leia mais
- Os barrados na União Européia também têm direitos
- Irlanda barra e prende alunos brasileiros
- Guerra de repatriações entre Brasil e Espanha é "desastrosa", diz "El País"
- Imigração se tornou obsessão na Europa, diz Amorim
- Êxodo de brasileiros continua após três décadas
- Brasil é segundo país com maior aumento de ilegais nos EUA
Especial


avalie fechar
avalie fechar
Acabou a crise entre Brasil e Espanha.
Bastou LULA pisar forte e os ESPANHOIS FICARAM QUIETINHOS, QUIETINHOS.
Porque sera que só Itamar com os portugueses e LULA com os Espanhois, ingleses e americanos, é que possuem CARATER E FORÇA PARA BARRAR?
E por falar em Barrar, quem é que FHC barrou?
Ninguem.
Será que éra por medo de sempre estar precisando de dinheiro, e poderia ter um "puxão de orelhas", não barrava nada, e deixava os brasileiros numa sinuca de bico lá fora?
Pelo que sei Consul não saia do Consulado por não ter dinheiro para a gasolina do carro, e não tinha telefone pois fora cortado por falta de PAGAMENTO, êta FHC.
Depois posa de Rainha da Inglaterra.
Parabens LULA, mostrou que nós brasileiros existimos e estamos podendo, as contas dos Consulados e Embaixadas, estão todas em dia, voltamos a ser considerados sérios.
LULA Merece meu voto.
avalie fechar